A Fifa planeja acabar com a cera dos goleiros no futebol. A proposta prevê a marcação de escanteio se o goleiro segurar a bola por mais de oito segundos. A regra está sendo testada no sub-21 da Premier League e, em breve, no sub-20 do Campeonato Italiano.
Atualmente, a regra determina um tiro livre indireto se o goleiro atrasar a reposição da bola, mas essa penalidade é raramente aplicada. A nova proposta da Fifa busca combater ainda mais a prática de cera no futebol.
TESTES JÁ COMEÇARAM
Os testes já começaram no sub-21 da Premier League e em Malta, onde goleiros seguraram a bola 796 vezes sem ultrapassar o limite de oito segundos. Na Itália, os testes no sub-20 marcarão laterais, em vez de escanteios, como penalidade.
REGRA DO IMPEDIMENTO VAI MUDAR?
A Fifa também analisa mudar a regra do impedimento com a proposta de Arsène Wenger, ex-técnico do Arsenal. Pela ideia, o atacante só será considerado impedido se estiver totalmente à frente do defensor. Se qualquer parte válida do corpo estiver na mesma linha, o lance será válido. Atualmente, basta que qualquer parte permitida para o jogo esteja à frente para caracterizar o impedimento.