A fase de grupos do torneio masculino de futebol das Olímpiadas de Paris 2024 começou com todos os confrontos da rodada inaugural. Esta etapa inicial da competição vai até a próxima terça-feira, 30 de julho, e o mata-mata (quartas de final em diante) será disputado nos primeiros dias de agosto, culminando com a entrega da cobiçada medalha de ouro no dia 9 de agosto.
Em campo, Espanha, França e Argentina aparecem como fortes candidatas ao título. A seguir, veja 8 jogadores em idade olímpica (até 23 anos) que estão fora dos Jogos de Paris 2024.
1 - Lamine Yamal – 17 anos – Espanha
Grande promessa do Barcelona, Lamine Yamal tem apenas 17 anos, ainda longe do limite de idade para o futebol masculino nas Olímpiadas. Mesmo assim, o atacante não será utilizado pela Espanha. O prodígio se destacou recentemente na Euro 2024 e, por isso, ganhou férias.
2 - Jude Bellingham – 21 anos – Inglaterra
Apesar da pouca idade, Bellingham já é uma estrela mundialmente conhecida. O versátil meio-campista do Real Madrid e da Inglaterra tem 21 anos e ainda se encaixa no limite de idade dos Jogos Olímpicos. No entanto, a Grã-Bretanha (união de Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte) não se classificou para o torneio.
3 - Alejandro Garnacho – 20 anos – Argentina
O promissor Alejandro Garnacho, do Manchester United, poderia defender a Argentina nas Olímpiadas. Porém, o atacante de 20 anos não foi convocado pelo técnico Javier Mascherano, que optou por outros nomes. Julián Álvarez, do Manchester City, será a esperança da Albiceleste em Paris.
4 - Jamal Musiala – 21 anos – Alemanha
ímpiadas de Paris, impedindo a participação do talentoso meia no torneio.
Jamal Musiala, aos 21 anos, é uma grande estrela do Bayern de Munique. No entanto, a Alemanha não se classificou para as Ol5 - Nico Williams – 22 anos – Espanha
O nome do momento no futebol mundial é Nico Williams, do Athletic Bilbao. O atacante de 22 anos, que brilhou na Euro 2024, é alvo de Barcelona, PSG e outras grandes equipes, mas não participará das Olímpiadas, pois a Espanha decidiu dar-lhe um merecido descanso.
6 - Endrick – 18 anos – Brasil
Revelado pelo Palmeiras e agora no Real Madrid, Endrick, de 18 anos, está fora dos Jogos de Paris 2024, pois está fora do limite de idade.
7 - Josko Gvardiol – 22 anos – Croácia
Josko Gvardiol, defensor de 22 anos do Manchester City, é uma figura importante na seleção croata. No entanto, a Croácia não conseguiu vaga para as Olímpiadas de 2024.
8 - Eduardo Camavinga – 21 anos – França
Eduardo Camavinga, peça-chave no Real Madrid e na seleção francesa, teria lugar na equipe olímpica da França. Contudo, o incansável meia de 21 anos não foi convocado para os Jogos, já que participou recentemente da Eurocopa.
Estes jovens talentos, apesar de suas brilhantes carreiras e grande potencial, estarão ausentes das Olímpiadas de Paris 2024, mostrando que até os jogadores mais promissores podem ficar de fora deste grande evento.