Adeus às Olimpíadas de Paris 2024: Veja os destaques da cerimônia de encerramento

Desfile das 205 delegações participantes, apresentações musicais, salto de Tom Cruise do teto do estádio francês, e muito mais, marcaram a cerimônia de encerramentos dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, hoje (11).

Imagem mostra o estádio Stade de France, em Paris, onde ocorreu a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 | FOTO: Fabrício Bensh/ Reuters
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris atraiu os olhares do mundo neste domingo (11). O evento ocorreu no Stade de France e foi marcado também pela passagem de bastão para as próximas Olimpíadas que vão acontecer em 2028, na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos.

O mais prestigiado destaque brasileiro na cerimônia foi para as campeãs do vôlei de praia feminino em Paris-2024, Ana Patrícia Ramos e Duda, que trocaram o protaginismo nas quadras de areia para carregar a bandeira do Brasil no estádio Stade de France, na Cidade da Luz. 

O evento contou com a presença das 205 delegações dos países que disputaram os jogos de Paris e ainda teve direito ao ator Tom Cruise saltando do teto do estádio e Los Angeles, dando as boas-vindas às Olimpíadas de Los Angeles. Na cidade estadunidense, ocorreram apresentações de estrelas da música, como Snoop Dogg, Billie Eilish e Red Hot Chili Peppers. 

Saiba todos os destaques do encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris!

  • O início foi marcado por uma exibição dos acontecimentos dos Jogos Olímpicos, seguido de uma apresentação musical, perto da pira olímpica, com a canção francesa “Sous le ciel de Paris”.
  • O fogo olímpico foi transportado da pira olímpica, que estava localizada no Jardim de Tuileries, perto do Louvre, ao Stade de France, em um trajeto de cerca de 10km de distância.
  • No estádio, estiveram presentes autoridades, como o presidente da França, Emmanuel Macron e o presidente do COI, Thomas Bach, que se cumprimentaram antes da execução da “Marselhesa”, o hino francês.
  • Um dos momentos mais aguardados foi a entrada dos porta-bandeiras as bandeiras dos países. Primeiro a Grécia, como manda a tradição olímpica, e depois da França, país-sede. As brasileiras Ana Patrícia e Duda, medalhistas de ouro no vôlei de praia, entraram com a bandeira brasileira. 
  • Depois dos porta-bandeiras, foi a vez dos demais atletas adentrarem ao Stade de France para desfilar.
  • Também foram homenageados os cerca de 45 mil voluntários das Olimpíadas de Paris.
  • Durante o evento, também aconteceu o momento da entrega das medalhas da maratona feminina, com a holandesa Sifan Hassan carregando a medalha de ouro da prova mais nobre dos Jogos Olímpicos no peito.
  • Ocorreram discursos de Tony Estanguet, presidente da organização dos Jogos Olímpicos de Paris, e Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional. 
  • A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, passou a bandeira para a prefeita de Los Angeles, Karen Bass, que apareceu acompanhada da estrela da ginástica, Simone Biles, que ficou com a bandeira durante a execução do hino americano.

Hello, Los Angeles!

  • Dando início ao protagonismo a Los Angeles, cidade estadunidense, Tom Cruise desceu de tirolesa, cumprimentou os atletas dos diversos países presentes e pegou a bandeira olímpica.
  • O ator levou a bandeira olímpica de moto, em direção a Los Angeles. Ao som de Red Hot Chili Peppers, foram exibidas imagens de Cruise descendo de paraquedas na “cidade dos anjos”.
  • Ele entregou a bandeira para Kate Courtney, que iniciou um revezamento com outros atletas como Michael Johnson e Jagger Eaton até chegar ao show da banda comandada por Antony Keyds.
  • Apareceram também para abrilhantar ainda mais a passagem de bastão para Los Angeles: o cantor Snoop Dog (que esteve presente em vários momentos das Olimpíadas de Paris), que se apresentou ao lado do rapoer Dr. Dre., e ainda a cantora Billie Eilish.
  • Por fim, Thomas Bach declarou o encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris, e o fogo olímpico foi apagado em Paris. Na cidade, daqui a duas semanas, iniciam-se as Paralimpíadas.
  • Então, se inicia um novo ciclo olímpico, onde os atletas vão buscar vagas para estar em Los Angeles. A abertura das próximas olimpíadas está prevista para acontecer no dia 14 de julho de 2028.
Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES