Guilherme Schimidt foi eliminado na categoria até 81kg do judô após perder para o italiano Antonio Esposito. Com essa derrota, o lutador não terá a oportunidade de disputar medalhas nem de participar da repescagem.
"Já tinha vencido ele duas veze e sempre é uma luta um pouco chata porque ele luta taticamente. Infelizmente ele conseguiu me anular na pegada, apesar de achar que não foi vazari no golden score. Estou triste, mas o sonho não acabou", disse.
Guilherme Schimidt enfrentou Edi Sherifovski, da Macedônia do Norte, na primeira luta e venceu ao aplicar um wazari e uma chave de braço. Na luta seguinte, em que foi derrotado, Guilherme não conseguiu aplicar nenhum golpe efetivo no adversário, que adotou uma estratégia tática. No início da disputa, o brasileiro chegou a solicitar a limpeza do tatame devido ao excesso de suor do oponente.
DERROTA DE KETLEYN
Ketleyn Quadros também foi eliminada na categoria até 63kg do judô. A medalhista olímpica, que tentava repetir o feito de 2008 em Pequim, quando se tornou a primeira judoca a conquistar uma medalha para o Brasil na categoria, acabou derrotada pela francesa Clarisse Agbegnenou.
Aos 36 anos, Ketleyn recebeu duas punições durante a luta. Ela começou o combate atacando a adversária, mas acabou sendo golpeada com um wazari faltando apenas três segundos para o fim da luta.