O dia começou bem para o Brasil no tiro com arco. Líder do ranking mundial, Marcus D'Almeida venceu sua estreia contra o ucraniano Mykhailo Usach por 6 a 2, avançando para a segunda fase, onde derrotou o japonês Fumiya Saito por 7 a 1.
Ana Luiza Caetano também brilhou, vencendo suas duas primeiras partidas. Na estreia, superou a eslovena Zana Pintaric por 6 a 2 e, em seguida, venceu a malaia Syaqiera Mashayikh por 6 a 5, garantindo vaga nas oitavas de final e igualando a melhor campanha brasileira na história da modalidade.
Próximo desafio
Os brasileiros voltarão a competir no individual no domingo, em busca de medalhas. D'Almeida poderá enfrentar o número 2 do ranking mundial, o coreano Woojin Kim.
O combate contra Mykhailo Usach começou bem para o ucraniano, que teve um desempenho perfeito no primeiro set, apesar de D'Almeida ter marcado dois 10 e um 9. No segundo set, um erro de Usach ao acertar um 6 deu a vitória a Marcus, empatando o jogo.
Após o empate, D'Almeida encontrou seu ritmo e venceu por 6 a 2, com parciais de 29 a 28 e 30 a 27, errando apenas um tiro fora do 10 nas últimas seis flechadas.
"Ele começou com 30, mas só termina quando acaba. Ele colocou um 50 seguido e eu pensei 'tá ficando complicado aqui se ele manter esse nível'. Mas eu estou no meu foco, é entre eu e o alvo. Não estou me importando com quem está do meu lado", afirmou Marcus.
Contra o japonês Fumiya Saito, D'Almeida foi ainda mais dominante. Nos dois primeiros sets, ele acertou cinco 10 e um 9, abrindo 4 a 0 no confronto. O terceiro set foi perfeito para ambos, com cada um acertando as três flechas no centro do alvo, empatando em 30 pontos. A vitória veio no quarto set com um placar de 28 a 26, garantindo a vaga nas oitavas.
Vantagem da brasileira
Ana Luiza Caetano também deu boas perspectivas ao Brasil. Enfrentando a eslovena Zana Pintaric, venceu por 6 a 2. Apesar de perder o primeiro set por 29 a 26, ela se manteve calma e venceu as três parciais seguintes por 27 a 25, 27 a 25 e 28 a 27, garantindo a virada e a vaga nas oitavas de final contra a malaia Syaqiera Mashayikh.
O duelo contra Syaqiera foi equilibrado. Nos dois primeiros sets, Caetano teve a chance de vencer na última flechada, mas acabou empatando, deixando o placar em 2 a 2. No terceiro set, a malaia dominou, vencendo por 28 a 24. O quarto set terminou empatado após uma revisão de flecha, colocando o placar em 5 a 3 para Syaqiera.
Caetano respondeu com força no quinto set, acertando dois 10 e um 9, vencendo por 29 a 24 e empatando o combate em 5 a 5, levando a decisão para o tiro de desempate. A brasileira venceu por 9 a 8, garantindo a vaga nas oitavas.