O astro Novak Djokovic, considerado por muitos maior tenista da história, conquistou hoje sua primeira medalha de ouro nas Olimpíadas, ao vencer o jovem Carlos Alcaraz, por 2 sets a 0, parciais de 7/6(3) e 7/6(2). A partida da final teve duração de duas horas e 50 minutos. Aos 37 anos e 74 dias, Djokovic se tornou o tenista mais velho a conquistar o ouro em Olimpíadas desde seu retorno ao programa olímpico.
No geral, Djokovic é o terceiro mais velho, atrás dos dois britânicos Arthur Gore (Londres 1908, aos 40 anos, nas simples indoor) e Major Ritchie (Londres 1908, aos 38 anos, nas simples outdoor). Além disso, o sérvio Djokovic também é o quinto nas simples, entre homens e mulheres, a alcançar o "Career Golden Slam": ganhar os quatro Grand Slams e as Olimpíadas na carreira. Além dele, conseguiram este feito Serena Williams, Rafael Nadal, Andre Agassi e Steffi Graf, única a conseguir o feito na mesma temporada.
Djokovic e Alcaraz se enfrentaram no mesmo saibro de Roland Garros três semanas depois de terem se enfrentado na final na grama de Wimbledon. Naquela ocasião, em sets diretos Alcaraz conseguiu vencer a lenda sérvia, que estava ainda mais fresco de uma cirurgia no joelho direito, mesma tatuagem que o fez desistir do Grand Slam francês.