O brasileiro Hugo Calderano fez valer seu favoritismo e venceu a estreia nas Olimpíadas de Paris. Uma das grandes esperanças de medalhas para o Brasil, o carioca de 28 anos conseguiu a vitória contra o cubano Andy Pereira por 4 a 0, com parciais de 11/8, 11/7, 11/9 e 11/4, na Arena Paris Sul.
O primeiro set foi bem equilibrado, sem vantagem sendo imposta por nenhum dos dois. No segundo, o cubano começou vencendo mas Calderano virou, fechando o set por 11 a 7. O contrário aconteceu no terceiro set, em que o brasileiro começou vencendo, mas a reação cubana veio no final, mas não foi suficiente para parar o brasileiro, e Hugo fechou por 11 a 9. O quarto set foi o mais tranquilo, com vitória brasileira por 11 a 4.
Depois da partida, Hugo Calderano falou em entrevista:
"Fiz uma boa partida, consegui vencer por 4 a 0. Claro que não é fácil estrear nas Olimpíadas. O meu adversário também é muito forte. Inclusive meu primeiro jogo em Olimpíadas no Rio foi contra ele, a final dos Jogos Pan-Americanos também. Estava bem concentrado, consegui começar muito bem na partida e estou muito feliz. A atmosfera no ginásio também foi incrível. Houve muitas bandeiras do Brasil, todo mundo torcendo. Estou muito feliz de ter passado para a segunda rodada."