Um dos maiores nomes do salto com vara na atualidade, Armand Duplantis entrou para a história dos Jogos Olímpicos de Paris nesta segunda-feira (5): O atleta de apenas 24 anos conquistou a medalha de ouro e se tornou bicampeão olímpico, saltando a 6,10m para superar a marca do brasileiro Thiago Braz, estabelecida nas Olimpíadas de Rio 2016, e ainda renovou o próprio recorde mundial ao saltar a 6,25m.
Duplantis é um atleta nove vezes recordista mundial. Nas Olimpíadas de Tóquio, em 2021, o sueco conquistou sua medalha de ouro ao ultrapassar o sarrafo em 6,02m e, depois disso tentou partir direto para a tentativa de quebra de recorde mundial, na época 6,18m. Na oportunidade, Duplantis não conseguiu.
O sueco conquistou a medalha de ouro em situação confortável (para ele), ao saltar nos 6m, já que o norte-americano Sam Kendricks já havia ficada para trás nos 5,95m e não conseguiu chegar na marca de Duplantis. Na sequência, colocou o sarrafo em 6,10m para superar Thiago Braz e passou de primeira. Não satisfeito, Duplantis supera sua marca de 6,24m.