A equipe de basquete masculina dos Estados Unidos que disputará as Olimpíadas conta com os melhores jogadores da NBA, isso incluindo nomes como LeBron James, Steph Curry e Kevin Durant. Dentre todas as estrelas, uma está causando muitas reações ruins na capital francesa: Joel Embiid é um pivô camaronês-estadunidense que se envolveu numa novela enquanto decidia qual país defender.
Anteriormente, Embiid era aguardado na seleção francesa, país do qual tem cidadania, mas decidiu se juntar aos astros norte-americanos na formação do Dream Team. O que acontece é que o jogador já havia se posicionado sobre, deixando a entender que iria realmente defender o país europeu, e revoltou os torcedores franceses ao aceitar jogar pelos Estados Unidos.
CARTA PARA PRESIDENTE DA FRANÇA:
Foi descoberta e divulgada uma carta de Joel Embiid ao presidente da França, Emmanuel Macron, reiterando seu desejo de jogar pela seleção francesa, ainda em 2021:
“Após discussão com a Federação Francesa de Basquete, minha escolha agora foi feita. Desejo dar os passos necessários para obter a naturalização francesa e assim poder ser selecionado para os Bleus. Portanto, não desejo jogar por nenhuma outra seleção nacional.
Nunca vesti as cores de nenhuma seleção nacional. Seria uma imensa honra para mim me juntar a esta equipe francesa para participar das próximas grandes competições internacionais, em primeiro lugar os Jogos Olímpicos de 2024."