A equipe BH Rugby, de Belo Horizonte, teve que cancelar uma partida que disputaria, no Rio de Janeiro, após o ônibus do time ser apedrajado durante a madrugada deste sábado. Um dos jogadores foi atingido por uma das pedras na cabeça e precisou ser atendido por uma ambulância.
O jogador Enrico Barrios sofreu uma pequena lesão na cabeça, foi medicado e liberado pelo Hospital Regional de Barbacena.
A partida seria disputada neste sábado contra o rime Guanabara Rugby, em jogo válido pela terceira rodada da Taça Tupi 2017.
"O BHR estava viajando focado e comprometido em trazer mais um bom resultado para casa, apósa uma série de pelejas em terras cariocas", informou o presidente da equipe na página oficial do time.
O ônibus foi atingido por volta das 3h30 em Barbacena, em Minas Gerais, a cerca de 170 quilômetros da capital mineira. As pedras foram arremessadas contra as janelas do ônibus. Dentro do veículo é possível ver marcas de sangue. O presidente do BH Rugby, Fernando Guerra, suspeita que a ação tenha sido planejada por criminosos.
"É uma tática já comum: bandidos jogam pedras nos veículos para forçar a parada dos mesmos, e, em seguida, assaltam os ocupantes", diz um trecho da nota divulgada.
Após os primeiros atendimentos em Barbacena, o time decidiu voltar para Belo Horizonte e remarcar a partida contra a equipe carioca.
"Estamos tristes em não disputar o jogo hoje, mas, em um momento tão complicado, não poderíamos ter tomado uma decisão diferente: ficamos com nosso irmão o tempo todo no Hospital, e, após alguns remendos na janela do ônibus, regressamos para casa. Mais triste ainda, foi o fato de vários juvenis do nosso time terem passado por uma experiência tão desagradável e angustiante. Em quase 15 anos de viagens pelos confins do nosso Brasil, nunca passamos por nada parecido, e torcemos para que isso não se repita com ninguém", diz em nota.
Em nota, a Confederação Brasileira de Rugby confirmou o adiamento da partida.
"O ônibus do BH Rugby que se dirigia ao Rio de janeiro para a partida diante o Guanabara, em partida valida pela 3º rodada da Taça Tupi, sofreu uma tentativa de assalto na altura da cidade de Barbacena. Pedras foram arremessadas contra o ônibus da equipe, uma delas estourou um dos vidros e atingiu a cabeça do atleta Enrico Barrios Gundelach, o mesmo foi levado ao hospital e passa bem. A CBRu e as equipes envolvidas concordaram com o adiamento imediato da partida, sem data definida para realização", diz em nota.