Palmeiras quer repetir feito no Paulistão e dar espaços aos jovens

Verdão pode repetir 2020 e ganhar reforços para o elenco durante a disputa do estadual

Vinicius Silvestre e Garcia no empate do Palmeiras com o São Bento | Vinicius Silvestre e Garcia no empate do Palmeiras com o São Bento — Foto: Cesar Greco / Ag. Palmeiras
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Palmeiras é o atual campeão do Paulistão, torneio que merece ser valorizado e teve grande importância no sucesso do ano esportivo do Verdão em 2020. Mas, para a temporada de 2021, o planejamento da equipe deve ser outro. Informações do ge.

O empate em 1 a 1 com o São Bento, nesta quarta-feira, em Volta Redonda, em jogo atrasado da terceira rodada do torneio estadual, não foi um desperdício de energia apenas pelo fato de o torcedor palmeirense ver os garotos em campo. Alguns velhos conhecidos e outras novidades, mas todos que poderão se transformar durante a competição em peças úteis para o elenco de Abel Ferreira.

Vinicius Silvestre e Garcia no empate do Palmeiras com o São Bento — Foto: Cesar Greco / Ag. Palmeiras

Em 2020, o Palmeiras usou o mesmo Paulistão para dar sequência a jovens como Patrick de Paula, Gabriel Menino e Gabriel Veron. Os três hoje são realidade no clube, mas os meio-campistas estão consolidados como destaques, enquanto o atacante tem sofrido com lesões em sequência.

Atualmente, o Verdão começa a ver uma nova possibilidade com Garcia na lateral direita, Renan cada vez mais seguro na defesa, e os mais mais experientes Vinicius Silvestre, Victor Luis e Rafael Elias mostrando alguma utilidade.

Vinicius pode ser opção para a vaga de Weverton, assim como Victor Luis para o lugar de Matías Viña. No ataque, a diretoria ainda busca um nome para completar o setor ao lado de Luiz Adriano, mesmo depois de avaliar a contratação de Borré como cara para o atual momento. Até lá, Rafael Elias pode evoluir na medida em que recuperar ritmo de jogo.

 Foto: Cesar Greco / Ag. Palmeiras

Sem Copinha em 2021, o Palmeiras precisa dar cada vez mais minutos aos garotos e usar os atletas mais próximos da condição de titular em ritmo de pré-temporada, como foi o empate com o São Bento e já vinha sendo antes, nas vitórias contra São Caetano e Ferroviária.

Contra o time de Sorocaba, o Verdão relacionou 19 jogadores formados na base alviverde, um recorde do clube neste século.

O centroavante panamenho Newton, de 20 anos, entrou no segundo tempo da partida em Volta Redonda, teve seus primeiros minutos como profissional e pode, talvez, virar mais uma opção para Abel Ferreira no futuro.

Tudo isso será importante mais uma vez em um ano com menos contratações e uma inevitável rotatividade na equipe. Assim como em 2020, o Palmeiras enfrentará problemas com o calendário e vai precisar administrar uma sequência de jogos em um cenário de incerteza por causa da gravidade da pandemia de Covid-19 no Brasil.

Só até o fim de abril, os palmeirenses terão compromissos por Paulistão, Libertadores, Recopa Sul-Americana e Supercopa do Brasil. Em uma agenda "normal", sem adiamentos ou suspensões por causa da pandemia, já faltariam datas para tudo isso.

Mais uma vez, a categoria de base pode ser importante para a temporada palmeirense.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES