Os velejadores Matheus Dellagnello e Patrícia Freitas conquistaram, de forma antecipada, mais duas medalhas de ouro para o Brasil no Pan Americano de Guadalajara neste sábado. Pelo RS-X Feminino, Patrícia Freitas faturou a medalha uma rodada antes da Medal Race, que será disputada neste domingo.
Com um desempenho impecável, a competidora venceu as duas regatas deste sábado e acabou com a chance das competidoras alcançarem pontuação suficiente para o ouro.
Competindo duas provas diariamente, desde o dia 17 de outubro - exceto na quinta-feira, quando os atletas ganharam uma folga - , a brasileira conseguiu vencer oito das dez provas disputadas.
Com as duas vitórias de hoje, Patrícia Freitas abriu vantagem sobre a mexicana Demita Vega, que teve um desempenho mais irregular, com apenas duas vitórias e alguns resultados medianos durante a competição.
Ao receber a notícia de que a medalha de ouro já estava garantida, Patrícia ficou surpresa. "É uma sensação de dever cumprido. Foi legal, até porque eu não tinha feito as contas. Não sabia que tinha ganhado", disse.
Na pontuação geral, a brasileira aparece em primeiro lugar, com apenas 10 pontos perdidos. Com apenas 21 anos, Patrícia já está se preparando para conseguir bons resultados também em Londres. "Vou comemorar agora, mas sabendo que a Olimpíada do ano que vem é o que realmente importa", falou a velejadora.
Já na classe Sunfish, Matheus Dellagnello conseguiu o ouro duas etapas antes do fim das competições. Após disputar, e vencer, a primeira etapa do dia, Matheus chegou aos 9 pontos e terminou com as chances do americano Paul Foerster, que continua em segundo lugar, com 27 pontos. Lembrando que o vencedor é aquele que marcar menos pontos durante a competição.
Ao saber da conquista, o atleta festejou muito a competição regular que conseguiu fazer. "Estou muito feliz, passei o ano inteiro me preparando para isso. Deu tudo certo desde o começo: velejei bem, o lugar cooperou e ventou todos os dias. Foi sensacional", disse.