A velocista piauiense, Gabriela Fontenele confirmou o favoritismo e garantiu, neste domingo (4), a medalha de ouro no torneio de atletismo das Olimpíadas Escolares (15-17 anos), competição que está sendo disputada na cidade de Curitiba, Paraná.
Gabriela, do Colégio Certo, de Teresina, ficou em primeiro lugar na prova dos 400 metros rasos com tempo de 56.67. A vice-campeã, Tábata Vitorino, atleta anfitriã, do Colégio Regina Mundi, fez 57.00. Já a terceira colocada foi a catarinense Patrícia Kock, do Colégio Dom Bosco, ao fechar a prova com tempo de 57.36.
Gabriela, ainda competiu na prova dos 100m rasos, que não é a sua especialidade e ficou como a sétima melhor do país da Olimpíada com tempo de 12.63. A campeã foi Thamiris de Lis, do Colégio da Univile, de Santa Catariana, com tempo de 11.56.
A outra medalha do dia conquistada pelo Piauí veio do torneio de judô. Jennyfer Almeida, do Colégio Mérito D´Martone, ganhou o bronze ao derrotar a maranhense Nayara Bárbara, do Maranhão. Antes a piauiense venceu Enilara Lisboa (Tocantins), Maria Farias (Rio Grande do Norte) e Ana Peron (Minas Gerais). A única derrota sofrida foi para Fernanda Freitas (Pernambuco).
Dentre os demais resultados da manhã deste domingo, vale destacar que Marcus Vinícius, medalhista no ano passado, pela categoria de 12 a 14 anos, sentiu dores no braço direito e isso prejudicou o rendimento na competição. Marcus, que representa a Unidade Escolar Helena Aquino, de Teresina, ficou em oitavo lugar com a marca de 43.43. No salto em altura (heptatlo), Bruna
Sabrina, do Helvídeo Nunes, também da capital piauiense, ficou em nono (1.43).
Nesta segunda-feira (5), continuam os torneios das Olimpíadas Escolares Infanto na cidade de Curitiba (PR). No judô haverá a competição por equipe, os demais esportes serão ciclismo, natação, tênis de mesa, atletismo e xadrez. Nesta última modalidade, o piauiense Érickson Rodrigues, do Colégio Valter Alencar, conseguiu, neste sábado, uma importante vitória sobre Paulo Henrique de Almeida Coelho, do Tocantins.
As Olimpíadas Escolares é uma realização do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em parceria com o Ministério do Esporte. A delegação do Piauí que compete no evento recebeu o apoio do governo do Estado através da Fundação dos Esportes do Piauí (Fundespi) e da Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Seduc).