A quinta edição do Iron Macho já tem data marcada: 10 a 22 de setembro de 2019. O evento vai reunir kitesurfistas de diferentes localidades do Brasil e do mundo para 17 dias de desafios, resistência e superação no downwind de 1,2 mil quilômetros pelo litoral nordestino. Os participantes podem escolher entre 6 categorias com distância e períodos diferentes.
A kitetrip vai passar pelos estados Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão, incluindo alguns dos destinos mais cobiçados do país, como São Miguel do Gostoso, Canoa Quebrada, Praia do Futuro, Cumbuco, Icaraizinho de Amontada, Jericoacoara, Barra Grande, Delta do Parnaíba, Atins e Lençóis Maranhenses. Ao todo, são mais de 130 praias da costa nordestina mapeadas pelo Iron Macho.
Podem participar homens e mulheres a partir de 18 anos, com bom preparo físico, que já participaram das versões anteriores e possuem o “Iron Macho-Certification” ou que já tenham realizado downwind de 40 quilômetros de distância por dia, comprovado por plataformas como Garmin Connect e Relive - GPS. Caso não se encaixe nessas duas opções, o (a) kitesurfista deverá realizar o “Iron Macho Certification”, que consiste em um teste para de certificação sobre a experiência com o esporte.
A inscrição dá direito a participação no evento, hospedagem com café da manhã, lanches durante o percurso (água, frutas e sucos), carros e barco de apoio, camisa personalizada, guias com rádio e GPS, fotos e vídeo documentário e certificado de “Cabra Macho” para aqueles que completarem o percurso de 1,2 mil quilômetros. O participante pode escolher entre seis categorias.
A kitetrip é dividida em três grupos: iniciantes, intermediários e experientes. A distância percorrida por dia pode ser de 40, 70 e 120 quilômetros. O itinerário do downwind inicia por volta das 11h e segue até às 17h no mar. Após a largada são realizadas algumas pausas para alimentação e descanso.
Caso o participante necessite de uma pausa maior, ele pode contar com um dos carros de apoio do evento. Após a chegada de cada dia, os kitesurfistas têm direito a um pernoite em hotéis e pousadas de excelente qualidade como BGK (Barra Grande - PI), Zebra Beach (Uruaú), Casa Janjão (Icaraizinho de Amontada - CE) e Vila Guará (Atins - MA).
O Iron Macho promove o esporte, a saúde e o bem-estar dos atletas, além de contribuir para o desenvolvimento turístico das cidades percorridas pela kitetrip, movimentando a economia local: são mais de 10 pousadas e centenas de empregos diretos e indiretos beneficiados com o projeto.