O Brasil conseguiu uma medalha de ouro nos saltos ornamentais do Festival Aquático da Fina, que acontece em Abu Dhabi. A conquista foi na prova por equipes. O trio brasileiro formado por Luana Lira, Ingrid Oliveira e o piauiense Kawan Pereira ficou no lugar mais alto do pódio.
Os brasileiros tiveram uma soma de 416,35. O resultado superou duas grandes potências do esporte: a Grã-Bretanha, que ficou com a prata com 385.45 pontos e a China que terminou na terceira colocação com 384.20.
A prova por equipes é constituída por duas etapas: saltos do trampolim e saltos de plataforma. Cada equipe deve realizar um salto masculino, um salto feminino e um salto sincronizado.
Kawan Pereira encerrou a sua participação no Mundial júnior de saltos ornamentais, em Kiev, Ucrânia, com mais uma medalha. Na quinta-feira passada (16), o piauiense faturou o bronze na plataforma de 10m, terminando a competição com quatro láureas - um ouro e três bronzes.
O principal momento de Kawan no torneio aconteceu na última sexta (17), quando ele conquistou o inédito ouro para o Brasil no trampolim de 3m.
Na prova do mesmo dia, o piauiense somou 476.20 pontos no total. Seu melhor salto foi o da quarta rodada, quando conseguiu 81.60 pontos no triplo e meio mortal em ponta pé à lua. O ouro foi para o russo Maksim Malofeev, com 529.00; e a prata ficou com o colombiano Leonardo Garcia, com 503.65.
Antes de Kawan Pereira, o Brasil só havia subido no pódio em Mundiais júnior de saltos ornamentais uma vez. O feito ocorreu em 2002, quando Hugo Parisi e Ubirajara Barbosa foram prata em prova sincronizada.
O Mundial júnior foi a última competição do ano para o piauiense Kawan. O jovem teve uma ótima temporada, tendo sido finalista da plataforma de 10m nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Ele também ganhou um bronze na plataforma nos Jogos Pan-Americanos júnior, além das quatro medalhas no Mundial júnior.