Piauiense Luís Carlos é campeão no Mundial de Paracanoagem

Ex-dançarino de Frank Aguiar levou duas medalhas; uma de ouro e bronze.

| Globo Esporte.
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Brasil conquistou o primeiro título no Campeonato Mundial de Paracanoagem, em Racice, na República Tcheca, nesta quarta-feira. Favorito na categoria, o piauiense Luís Carlos Cardoso, que já foi dançarino do cantor Frank Aguiar, terminou em primeiro lugar na prova do VL1 200m masculino e se consagrou como tetracampeão mundial (ele ainda tem um título no KL1 200m masculino). O húngaro Róbert Suba ficou com o segundo lugar, e o russo Pavel Gromov foi o terceiro. Com informações do Globo Esporte. 

- Feliz demais! Poder conquistar não só o título, mas também o tetracampeonato na canoa. É uma felicidade imensa pode voltar para casa com essa medalha. A final foi bem cansativa. Já sabia que eu ia pegar adversários muito fortes. Treinei muito para chegar aqui e poder disputar não só a canoa, mas também o caiaque - comentou Luís logo após a conquista.

Nesta quarta(22) ele tabém levou a medalha de bronze ficando com o melhor resultado.

Reprodução: Globo Esporte.

No momento de emoção o atleta falou em "levar medalha casa", mas como a final teve apenas quatro participantes, isso não vai acontecer. Desde 2009, uma regra da Federação Internacional de Canoagem (ICF) prevê que os atletas só ganham medalhas se a prova tiver mais de seis competidores na decisão. Apesar disso, o título mundial é contabilizado. No pódio, ele recebe apenas um buquê de flores.

Nas eliminatórias da manhã em Racice, Luís Carlos também avançou direto para a final da prova do KL1 200m, marcada para esta sexta-feira. Como o programa paraolímpico contempla apenas a KL1, o ex-dançarino precisou se adaptar rapidamente ao caiaque para disputar os Jogos Olímpicos em 2016 e conseguiu terminar entre os finalistas da prova no Rio de Janeiro. Agora, o brasileiro tenta subir no pódio no Mundial pela categoria.

Luis Carlos Cardoso foi dançarino profissional da equipe de Frank Aguiar — Foto: Reprodução/Facebook .

Muito antes de entrar em uma canoa, o piauiense da cidade de Picos teve sua história nos palcos. Apaixonado pela música e pelo ritmo, ele chegou a dançar profissionalmente, passou por diversas bandas e foi do grupo do cantor Frank Aguiar. Até que veio o episódio que virou sua vida de cabeça para baixo e colocou o esporte em sua vida.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES