Andreas Pérez, um jovem piloto de 14 anos da Moto3, morreu após sofrer um grave acidente neste domingo, na prova que aconteceu no circuito de Montmeló, em Barcelona, pelo Campeonato do Mundo Júnior. O motociclista faleceu em decorrência dos graves ferimentos que sofreu que o deixaram com danos cerebrais. Ele foi diagnosticado com morte cerebral.
Depois de uma queda na saída da curva 5, o adolescente foi atingido por vários pilotos, que vieram de trás e não puderam se esquivar dele a tempo. Ainda na pista, Andreas foi atendido e transferido de helicóptero para o Hospital de Sant Pau, em Barcelona.
A sua morte foi confirmada na manhã desta segunda-feira pela equipe e pelo Conselho Superior de Esportes (CSD) da Espanha. O piloto competia pela equipe da Reale Avintia Academy, no Europeu Talent.
"Tem sido um período muito difícil para todos os membros da equipe do Reale Avintia Academy, que desde o primeiro momento estiveram acompanhando a família nesses momentos complicados. Perdemos um grande piloto, mas acima de tudo, uma grande pessoa e sentiremos muita falta dele. A equipe e todos os seus patrocinadores querem transmitir todo o apoio do mundo e muito incentivo à família de Andreas nestes tempos difíceis", disse a nota oficial da escuderia.
O piloto catalão, que no ano passado ganhou várias corridas e foi lutar pelo título na Taça da Europa Talent, tinha dado um salto da temporada no Mundial Junior de Moto3 e foi um dos os grandes talentos do campeonato.
“Estamos desolados pelo falecimento de Andreas Pérez. Compartilhamos com toda a sua família e amigos a enorme dor com essa trágica perda”, disse o secretário de estado, José Ramón Lete.