O líder Botafogo demonstrou mais uma vez sua força ao derrotar o Fluminense e retornar às vitórias no Brasileirão. Neste sábado, o Fogão venceu o clássico por 1 a 0, pela 7ª rodada do torneio, no Estádio Nilton Santos.
Os donos da casa demonstraram superioridade, embora o clássico tenha sido truncado e com poucas emoções. A persistência da equipe foi recompensada. Dessa forma, sob o comando de Luís Castro, o time se recuperou da derrota na última rodada para o Goiás e manteve a liderança do Campeonato Brasileiro, agora com 18 pontos.
Por outro lado, o Fluminense ficou aquém das expectativas. O Tricolor teve pouca criatividade, principalmente no segundo tempo, no qual finalizou apenas uma vez (encerrando a partida com um total de três chutes a gol). A equipe permanece com 13 pontos e ocupa a terceira posição no Campeonato Brasileiro.
O Botafogo e o Fluminense agora têm compromissos internacionais pela frente. O Botafogo enfrentará o Universidad César Vallejo nesta quinta-feira, às 21h (horário de Brasília), no Peru, pela fase de grupos da Copa Sul-Americana, onde ocupa a segunda posição no Grupo A, com cinco pontos. Já o Fluminense viajará para a Bolívia para enfrentar o The Strongest na quinta-feira, às 19h (horário de Brasília), pela fase de grupos da Copa Libertadores. O Fluzão lidera o Grupo D com 100% de aproveitamento, somando nove pontos.
No Campeonato Brasileiro, o Botafogo terá seu próximo jogo contra o América-MG, no domingo, dia 28, às 19h (horário de Brasília), no Estádio Nilton Santos. Enquanto isso, o Fluminense enfrentará o Corinthians, também no domingo, às 16h (horário de Brasília), na Neo Química Arena.
O jogo
O primeiro lance de perigo do clássico foi do Fluminense. Pela esquerda, Pirani recebeu um passe de Cano e chutou a gol. A bola desviou na zaga e saiu por cima, causando um susto em Lucas Perri, o goleiro do Botafogo. O Botafogo respondeu com Júnior Santos, que arriscou um chute da intermediária. Fábio, o goleiro do Fluminense, defendeu em dois tempos.
Fernando Diniz foi forçado a fazer uma substituição aos 20 minutos de jogo. Felipe Melo sentiu um problema muscular e foi substituído por Manoel. O Botafogo estava dominando o Fluminense, mas tinha dificuldade em criar oportunidades claras de gol. O Tricolor Carioca assustou aos 34 minutos, quando Cano recebeu um lançamento e chutou para a defesa de Lucas Perri, mas a arbitragem assinalou impedimento do artilheiro argentino.
O clássico continuou sem muita emoção. Nos acréscimos, após um erro na saída de bola do Fluminense, Gabriel Pires chutou para a defesa de Fábio. O primeiro tempo terminou sem gols. Apesar de ter tido maior posse de bola (64%), o Fluminense só conseguiu finalizar a gol duas vezes. Por outro lado, o Botafogo finalizou sete vezes.
Os dois técnicos fizeram mudanças no intervalo. Diniz substituiu Pirani por Lelê, enquanto Luís Castro colocou Di Plácido no lugar de Rafael. O Botafogo pressionou o Fluminense no início do segundo tempo, mas ainda não conseguiu criar oportunidades mais contundentes.
Aos 28 minutos, aproveitando um erro de Lima, Júnior Santos carregou a bola e chutou de fora da área. Fábio fez a defesa com os punhos. No minuto seguinte, o Botafogo abriu o placar. Após uma cobrança de escanteio, o goleiro do Fluminense cometeu uma falha. Tiquinho desviou a bola para a pequena área e Cuesta, mesmo caído, marcou o gol, fazendo 1 a 0 para o Botafogo.
O Fluminense teve uma oportunidade de empatar aos 42 minutos. Após uma cobrança de escanteio, a bola retornou para a área do Botafogo. Lelê apareceu livre, driblou Lucas Perri, mas não conseguiu finalizar como gostaria, e a bola acabou saindo para fora. Apesar do susto, o Botafogo conseguiu segurar o resultado e saiu vitorioso no Estádio Nilton Santos.