Portas abertas! Vila Olímpica de Paris recebe primeiros atletas a partir de hoje

Chefes e funcionários das delegações já circulam pelo local há uma semana, preparando a recepção dos atletas que participarão dos Jogos de Paris

Vila Olímpica já começa a receber os primeiros atletas de olho nos Jogos de Paris | Dimitar DILKOFF / AFP
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Vila Olímpica dos Jogos de Paris-2024 abriu oficialmente suas portas nesta quinta-feira (18) para receber os primeiros atletas que disputarão o grande evento esportivo, com início marcado para daqui a oito dias.

As delegações da Colômbia, Tailândia e Austrália foram as primeiras a adentrar o complexo.

"Está tudo incrível, estamos ansiosos para começar os Jogos", declarou Stephanie Kershaw, da seleção australiana de hóquei sobre a grama.

Localizada ao norte da capital francesa, a Vila Olímpica, com seus 52 hectares, acolherá quase 14.500 pessoas, incluindo 9.000 atletas, durante o evento.

A abertura da Vila Olímpica e a chegada dos primeiros atletas marcam um momento simbólico em cada edição dos Jogos, sinalizando a proximidade da cerimônia de abertura.

"É um momento especial, a Vila vai ganhar vida", afirmou André-Pierre Goubert, vice-chefe da delegação francesa, à AFP.

Chefes e funcionários das delegações já circulam pelo local há uma semana, preparando a recepção dos atletas que participarão dos Jogos de Paris, de 26 de julho a 11 de agosto.

"Embora alguns estejam aqui há uma semana, é a partir desta quinta-feira que a Vila começará a encher de fato", acrescentou Goubert.

Nos últimos dias, chefes das delegações da Austrália, Japão, Brasil, Países Baixos e Bélgica estiveram presentes no local.

Nesta quinta-feira, "centenas de pessoas, talvez entre mil e 2 mil", incluindo atletas e integrantes de comissões técnicas, devem passar pelos portões da Vila, informou uma fonte do Comitê Organizador à AFP.

A Vila Olímpica está situada na periferia norte de Paris, entre Saint-Denis, Saint-Ouen e a Ilha Saint-Denis.

"Muitos países chegarão no dia da abertura, incluindo Reino Unido, Estados Unidos, Nova Zelândia, Brasil e Suíça", disse André-Pierre Goubert.

Além dos atletas e funcionários das delegações, a Vila Olímpica também abrigará funcionários da organização dos Jogos, trabalhadores de empresas prestadoras de serviço e voluntários.

"Teremos 4 mil funcionários na Vila: membros da Paris-2024, de empresas contratadas - incluindo responsáveis pela limpeza e restaurantes - além de 1.500 voluntários que acompanharão as delegações diariamente", explicou Laurent Michaud, diretor do complexo.

"Será um verdadeiro formigueiro", comentou um integrante do movimento olímpico francês.

Como país-sede, a França escolheu seu edifício, próximo ao restaurante da Cidade do Cinema e da policlínica da Vila.

Os 573 atletas da delegação francesa e os 51 reservas (624 no total) terão uma academia particular de 170 metros quadrados - além de outra área coletiva - e uma sala conjunta com televisão e jogos.

Leia Mais
Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES