Nesta sexta-feira (15), o presidente Alejandro Domínguez, informou que a final da Copa Sul-Americana, marcada para 28 de outubro em Montevidéu, foi alterada para Punta del Leste. Alejandro, anunciou a mudança pelas redes oficias da entidade. Um dos motivos da alteração, foi devido à questão que no final de semana da última partida, ocorre o clássico nacional do país entre Peñarol e Nacional.
O estádio que será utilizado é o Domingo Burgueño, do Deportivo Maldonado, que fica a 140 km da capital do Uruguai. A capacidade do estádio é menor, em torno de 25 mil pessoas. A Conmebol fará toda a parte comercial de promoção da final para o novo local. Como a partida terá um time brasileiro envolvido, Fortaleza ou Corinthians, poderá facilitar a chegada desses torcedores. O adversário sairá de Defensa y Justicia e LDU que fazem a outra semifinal.
O Fortaleza já disputou uma partida esse ano no estádio, foi na Pré-Libertadores, em fevereiro. Na oportunidade o clube cearense empatou por 0 a 0, com o Deportivo Maldonado, vencendo no Castelão, por 4 a 0, no jogo de volta. Como acabou sendo eliminado pelo Cerro, na fase seguinte, foi direto para a Sul-Americana, chegando na semifinal.
Outras opções foram analisadas pela entidade, porém ainda era considerado um possível problema. A Conmebol teme que torcedores de Fortaleza, LDU e do Defensa y Justicia não consigam se deslocar para o local da final. A possível falta de torcedores no estádio maior, poderia causa prejuízo para a Conmebol e patrocinadores da competição.
Desde que implantou a final única em seus torneios, a entidade todo ano tem problema na questão dos estádios. Em 2019, a Conmebol escolheu Santiago para sediar a primeira final única da Libertadores, porém protesto no Chile, fez mudar para Lima, no Peru, faltando poucos dias. Na edição de 2021, a final entre Bragantino e Athletico-PR, a parte central do estádio não vendeu todos os ingressos, colocando as duas torcidas lado a lado, e não exibindo a parte atrás dos gols pela transmissão da partida.
Em 2022, na final entre São Paulo e Independente Del Valle, em Córdoba, na Argentina, foi relato os mesmos problemas. Para tentar amenizar esse problema de deslocamentos, a final da Libertadores de 2023, foi marcada para o Maracanã, que em 2020 foi palco, mas estava com pandemia, teve apenas convidados.