Neste final de semana, acontecerá a 4ª edição do Campeonato Projeto Vivo de Kitesurf, que será disputado na praia de Barra Grande, ao lado da barraca do Sarnei Piauí. A iniciativa competitiva socio educativa, é organizado pela ONG Projeto Vivo, um dos programas piauienses que foca há vários anos, na prática de KiteSurf de crianças e adolescentes. A ONG realiza este torneio todos os anos para a diversão da comunidade nestas férias escolares de verão.
O torneio será um evento gratuito, e no domingo (09), haverá a premiação de troféus e entrega de equipamentos esportivos da modalidade para os três primeiros classificados de cada categoria. Contará ainda, com a participação de vários outros nomes renomados do Kitesurf que saíram do berço de criação do projeto. São eles: Kalú de Souza; Carlos Mario “Bebê”; e Estefania Rosa.
Serão quatro categorias de competições, com faixas etárias diferentes, a categoria infantil (8 a 11 anos); a categoria júnior (12 a 15 anos); a categoria juvenil (16 a 22 anos); e a categoria feminino (Open). O diferencial do torneio é a inclusão do estilo freestyle infantil, que faz parte todos os anos desta competição.
Em uma publicação de suas redes sociais, o projeto garantiu a presença de todos os atletas do projeto das filiais que existem em outras cidades do Nordeste, e ainda agradeceu o apoio dos envolvidos na organização do evento, e explicou a importância deste torneio de fim de ano.
“Durante esses dias, todos os atletas do Projeto Vivo, Jericoacoara, Cauípe, Cumbuco..... estarão reunidos vivendo um intercâmbio de informações e vivências com o objetivo de ampliar conceitos e crescer pessoal e profissionalmente. Sempre lembrando de todos aqueles que nos ajudam esse evento acontecer”, disse a entidade em suas redes sociais.
Outros nomes de destaque que saíram do projeto é Luis Fernando Silva; Guilherme Costa; e Manoel Piçarrinha, um dos lideres do ranking mundial de kitesurf em estilo TwinTip Race. Além deles, Beatriz Silva, aluna do projeto, garantiu neste ano o 3º lugar no Campeonato Mundial Aberto de Kitesurfe na categoria TwinTip Race, que aconteceu em Gizzeria, na Itália.
A ONG Projeto Vivo, foi criada com o intuito de promover inclusão social de crianças, adolescentes e jovens atletas, através do esporte, por meio da prática do Kitesurfe na localidade de Barra Grande, município de Cajueiro da Praia, Piauí.
O projeto trabalha para afastar as crianças da criminalidade, drogas, e prostituição, os maiores problemas sociais aos quais estão expostos. Tem caráter socioambiental, esportivo, sem fins lucrativos e depende da colaboração da sociedade, em forma de apoio e doações voluntárias para sua sobrevivência.