Oficialmente, a Liga dos Campeões começou nesta terça-feira com o empate do Barcelona, a derrota do Liverpool, a goleada do RB Salzburg... Mas há quem diga que o pontapé inicial vem de verdade com duas entidades do torneio: Real Madrid e Cristiano Ronaldo. Os dois entram em campo nesta quarta, fechando a primeira rodada com os grupos A, B, C e D.
Listamos quatro motivos para você seguir o dia no maior torneio de clubes da Europa. Vamos acompanhar quatro jogos em Tempo Real (horários de Brasília):
13h55 – Olympiacos x Tottenham (Grupo B)
16h – PSG x Real Madrid (Grupo A)
16h – Shakhtar x Manchester City (Grupo C)
16h – Atlético de Madrid x Juventus (Grupo D)
Os reencontros
Na temporada passada, a Juventus eliminou o Atlético de Madrid nas oitavas de final com um hat-trick de Cristiano Ronaldo na partida de volta. Os colchoneros são a segunda maior vítima do craque português, com 25 gols, contabilizando aí obviamente os tempos em que atuava no Real Madrid – o Sevilla é o líder desta ingrata tabela, com 27 gols sofridos.
Os dois se enfrentam pelo Grupo D no Metropolitano a partir das 16h (de Brasília). O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real.
Shakhtar e Manchester City caíram pela terceira vez consecutiva juntos no mesmo grupo, o C. Na temporada passada o saldo foi extremamente positivo para os comandados de Guardiola (9 a 0 somando jogos na Inglaterra e Ucrânia).
O City está forte e conta com ótimas opções ofensivas, mas perdeu recentemente Laporte e Stones, ambos lesionados, tendo provavelmente que improvisar Fernandinho no setor.
A bola rola em Donetsk às 16h (de Brasília), e o GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real.
PSG x Real Madrid
É um jogo atrativo por si só. Os merengues sofreram gols em todos os quatro jogos oficiais na temporada e ainda parecem longe do rendimento de temporadas passadas, mas contam com poderosas peças, como James, Bale, Benzema e Hazard – além do jovem Vinicius Junior no banco.
O PSG tem os seus desfalques importantes – Neymar está suspenso, e Mbappé e Cavani, lesionados. Mas o alemão Thomas Tuchel ganhou o reforço do argentino Icardi, emprestado pela Inter de Milão, e ainda tem Verratti, Di María e uma defesa sólida.
Será que Coutinho deslancha?
Emprestado pelo Barcelona ao Bayern, Philippe Coutinho ainda busca o seu primeiro gol após três jogos. Antes disso, precisa ainda virar titular e ter uma sequência com o técnico Niko Kovac. No fim de semana, por exemplo, só entrou aos 43 minutos do segundo tempo no empate com o RB Leipzig. O adversário desta quarta é “acessível”: o Estrela Vermelha, da Sérvia, pelo Grupo B.
A estreante
Todo o esforço com orçamento inferior no Campeonato Italiano será recompensado a partir desta quarta, quando a Atalanta enfrentará o Dínamo Zagreb, na Croácia. Não é lá um jogo com o carimbo da Champions – isso só deverá vir na terceira rodada, em visita ao Manchester City –, mas é bom ficar de olho numa das possíveis zebras do Grupo C e, por que não, do torneio, com os colombianos Muriel e Zapata no ataque.