Quase 35 anos após Ayrton Senna estabelecer o recorde de poles consecutivas na Fórmula 1, Max Verstappen o igualou. No sábado, durante o Grande Prêmio da Emilia-Romagna, o tricampeão conquistou a pole position, homenageando assim o legado do piloto que nos deixou há exatas três décadas neste mesmo Autódromo Enzo e Dino Ferrari.
"Faz 30 anos desde que ele faleceu nesta pista, então é claro que eu me sinto honrado em conquistar a pole aqui. De certa forma, é um jeito legal de homenageá-lo. Ele foi um ser humano e um piloto incrível, especialmente em voltas de classificação. Estou muito, muito feliz", declarou Verstappen após a sessão.
MARCA DE SENNA
Senna conquistou o recorde de oito poles consecutivas entre os GPs da Espanha de 1988, ano de seu primeiro título, e o dos Estados Unidos em 1989, quando seu rival Alain Prost saiu vitorioso. Hoje, Verstappen domina as classificações desde o GP de Abu Dhabi em novembro de 2023, sendo o único a garantir poles nesta temporada de 2024.
FIM DE SEMANA DE VERSTAPPEN
Apesar de ser o maior vencedor do GP da Emilia-Romagna, com duas vitórias desde a estreia da etapa em 2020, o piloto holandês enfrentou dificuldades no início do fim de semana em Imola. Max Verstappen teve problemas com seu carro nos dois primeiros treinos livres, mas após ajustes, apresentou uma melhora na sessão de sábado, durante o TL3.
Na classificação, o tricampeão liderou todos os segmentos da disputa, acumulando sua 39ª pole na carreira. Apesar de uma vantagem estreita, Verstappen ficou à frente de Oscar Piastri, da McLaren, por apenas 0s074. É importante destacar que a equipe britânica, com Lando Norris, conquistou a vitória na etapa anterior, o GP de Miami.