O ex-jogador Manuel Fernandes, ídolo do futebol português, faleceu na quinta-feira aos 73 anos. O ex-atacante estava internado desde maio deste ano, após ter sido operado para a retirada de um tumor, conforme informou a imprensa de Portugal.
Manuel Fernandes fez história no Sporting, clube da capital Lisboa, e sua morte foi lamentada em nota oficial. "O seu legado durará para sempre", escreveu a equipe ao recordar o "goleador nato". O atacante chegou ao clube em 1975 e permaneceu por mais de 10 anos. Durante esse período, disputou 433 jogos, marcou 257 gols e conquistou dois títulos do Campeonato Português (1980 e 1982), além de ter vencido duas vezes a Taça de Portugal (1978 e 1982) e uma vez a Supertaça (1982).
Após se aposentar dos gramados, Fernandes voltou ao Sporting como treinador na década de 2000 e mais tarde tornou-se dirigente do clube.
Nas redes sociais, astros do futebol português também expressaram suas condolências. "Descanse em paz", escreveu Cristiano Ronaldo em um story no Instagram. "Obrigado por tudo o que fez por mim e por todos os conselhos. Você e seu legado nunca serão esquecidos", declarou Bruno Fernandes.
José Mourinho também homenageou Manuel Fernandes em uma postagem nas redes sociais. "Um amigo de verdade, o homem que acreditou em uma criança e me levou ao futebol profissional", relembrou o técnico.