Nesta quarta-feira (11), o diretor do torneio do Austrália Open, Craig Tiley, informou que o Rafael Nadal está confirmado no primeiro Grand Slam do ano de 2024. O jogador é um dos principais tenista da atualidade, vencedor de 22 Grand Slam. O espanhol irá em busca do seu terceiro título na competição, venceu em 2009 e 2022.
Nadal esteve presente apenas em um torneio oficial em 2023, foi na competição de Melbourne, em janeiro. No torneio foi eliminado pelo americano, Mackenzie McDonald, acabou se lesionando no quadril e não competindo ao longo da temporada de 2023. Aos 37 anos, Nadal cogita se aposentar das quadras no final de 2024.
"Nosso campeão de 2022, Rafa Nadal, tem trabalhado em sua recuperação este ano. Ele sempre dá o seu melhor em Melbourne e ninguém duvida do quão competitivo ele é", afirmou Tiley, na rede social X (antigo twitter). Nadal, sabendo da repercussão de sua volta, respondeu ao diretor.
"Tive contato com a equipe dele e agora ele está de volta às quadras [para treinar] com vontade de voltar a Melbourne em janeiro", o diretor, também confirmou o retorno do australiano Nick Kyrgios, após superar outra lesão de joelho. "Agradeço o voto de confiança do Aberto da Austrália... estou treinando todos os dias e trabalhando duro para retornar o mais rapidamente possível", declarou Rafael Nadal.
A organização do torneio, deseja que Nadal e Novak Djokovic, o maior vencedor de Grand Slam do mundo (24 conquistas), tenha um confronto entre os tenistas. Djokovic, atual n.° 1 do mundo, tem 10 títulos do torneio australiano. A edição de 2024, será a 56° da era aberta do torneio e a 112° desde a sua criação.