Atualizada às 13: 02
Rafaela Silva é a 1ª brasileira na semifinal do judô
Rafaela Silva derrotou Hedvig Karakas, a mesma húngara que a tirou dos Jogos de Londres, em 2012, episódio que levou a depressão e quase a tirou do esporte. A carioca sabia que precisava se movimentar para encaixar a pegada na húngara, que tem um reflexo rápido. Mais agressiva, a europeia conseguiu forçar uma punição de Rafa. Mas, logo depois, ela devolveu.
Após uma luta parelha nos dois primeiros minutos e nenhuma entrada de golpe, Rafaela tratou de colocar fogo na disputa com a entrada de um potente golpe de perna: wazari para delírio da torcida que empurrava sem parar a atleta da casa.
Restava um minuto, e bastava Rafaela cozinhar a luta. Ela podia, inclusive ser punida mais duas vezes. Nem precisou. Vitória importantíssima, vaga na final e disputa de medalha garantida para a menina da Cidade de Deus.
Na semifinal, a brasileira Rafaela Silva pega a romena Corina Caprioriu. As lutas decisivas da categoria até 57kg começam às 15h30, na Arena Carioca 2.
Atualizado às 11h40
Rafaela Silva vence segunda luta e vai para as quartas
Rafaela Silva venceu a sua segunda luta do dia contra a sul-coreana Jandi Kim, segunda do ranking mundial. Com o resultado, a atleta do Brasil vai para as quartas de final da disputa até 57 kg da Rio-2016.
A luta não foi tão rápida como o primeiro combate de Rafaela Silva do dia. Com muita pegada e penalidades para as duas atletas, a brasileira ficou em vantagem aplicando um wazari na adversária faltando um minuto para acabar a luta.
Rafaela Silva estreia com rápida vitória no judô na Rio-2016
Rafaela Silva venceu a alemã Miryam Roper em sua estreia no judô na Rio-2016. A brasileira venceu com um wazari e mais um ippon com menos de um minuto de luta e se classificou para as quartas de final.
Com 14 segundos de luta, Rafaela Silva conseguiu jogar a alemã de lado aplicando um wazari. As duas se ajeitaram para voltar ao combate e, muito focada, a brasileira deu um ippon em Roper, para acabar a luta de vez.
A alemã é velha conhecida de Rafaela Silva, que ganhou todas as nove lutas que disputou. Miryam Roper tem 34 anos e nunca conquistou um título mundial. Ela ganhou dois bronzes em 2013 e 2014.
Agora, Rafael Silva vai enfrenta a sul-coreana Jandi Kim na próxima fase. A adversária é a segunda colocada no ranking mundial.
É o terceiro dia de competições no judô da Rio-2016. O esporte, apesar de ser uma das maiores chances de medalhas do Brasil, ainda não levou brasileiros ao pódio. Felipe Kitadai, Charles Chibana, Sarah Menezes e Érika Miranda deixaram a competição nos dois primeiros dias sem conseguir medalhas.