O piloto de moto Tunico Maciel, da equipe Honda Racing, morreu após sofrer uma queda de moto durante a última etapa da temporada 2020 do Rally dos Sertões, realizada neste sábado. O acidente ocorreu no km 62, entre Bacabal e Barreirinhas, no Maranhão. A prova tem um total de 223km. Informações do site GloboEsportes.com
Tunico chegou a ser transportado de helicóptero para o aeroporto da capital São Luis, de onde seguiu para o UDI Hospital, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na manhã desta segunda-feira. A organização do evento emitiu um comunicado a respeito do falecimento do piloto, bicampeão na categoria motos.
"Com imensa tristeza o Sertões recebe a notícia do falecimento do piloto Tunico Maciel, na manhã desta segunda feira, 09/11/2020, no UDI Hospital, em São Luis (MA).O bicampeão da prova não resistiu aos ferimentos sofridos em um acidente na última especial do Sertões 2020. À família, companheiros de trabalho e aos amigos mais próximos de Tunico, a nossa solidariedade e as nossas orações. A Familia Sertões está de luto."
Acidente e resgate no sábado
O primeiro a chegar ao local da queda foi o piloto Ricardo Martins, que acionou os procedimentos de resgate. A equipe médica chegou e realizou os primeiros socorros. Tunico foi levado de helicóptero para o Hospital UDI Center, em São Luis (MA), onde está sendo avaliado pela equipe médica local.
Confira o boletim médico divulgado no dia do acidente:
"O diretor médico do Sertões divulgou o 1º boletim médico sobre o resgate do piloto de moto Tunico Maciel. Venho através deste informar sobre o acidente motociclístico do Sr Antonio Luiz Maciel Filho, competidor do Sertões. Equipe médica prontamente acionada, com deslocamento aéreo de 5 min.
Local de difícil acesso, devido a alta vegetação. Precisou de um deslocamento de caminhonete de aproximadamente 500m; contou com auxílio da equipe técnica. Submetido a exames clínicos no local, seguido de entubação para proteção da via aérea. Atendimento total de 10 min, com posterior deslocamento aéreo de 37 min até o aeroporto internacional de São Luís.
Ambulância já aguardava na pista, sendo encaminhado para o hospital UDI São Luis. Permaneceu hemodinamicamente estável durante todo o deslocamento, até ser admitido no Hospital. Mais informações, aguardando boletim hospitalar".