
O clássico entre Brasil e Argentina já começou fora das quatro linhas. Em entrevista ao canal Romário TV, o atacante Raphinha, do Barcelona, esquentou o clima ao prometer "porrada" contra os argentinos, dentro e fora de campo e ainda garantiu que vai marcar um gol na partida válida pela 14ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas.
“Porrada neles. Sem dúvida. Porrada neles. No campo e fora do campo se tiver que ser. Porrada neles”, disse Raphinha ao ser questionado por Romário se daria “porrada” nos rivais.
O Baixinho reagiu:
“Gostei, é isso aí. Em argentino tem que bater mesmo, doído, porque eles são f***”. Raphinha finalizou sem filtro: “F*-se eles”.
No último treino da Seleção, o camisa 11 esteve entre os titulares de Dorival Júnior e deve começar jogando no Estádio Monumental, em Buenos Aires, nesta terça-feira (25), às 21h. O Brasil está na terceira colocação das Eliminatórias, enquanto a Argentina lidera a tabela.
Imprensa argentina reage
A repercussão das falas de Raphinha foi imediata. O jornal Olé, um dos mais tradicionais da Argentina, classificou a declaração como uma “promessa áspera” e destacou que o clássico “esquentou fora de campo”. O diário também definiu o comentário sobre a “porrada” como “infeliz”.
Já o La Nación chamou a fala de “mordaz” e lembrou que o embate começou “várias horas antes do jogo”. O Clarín, por sua vez, descreveu a atitude do brasileiro como uma “ameaça forte” e lembrou da passagem de Raphinha pelo Leeds United, onde foi treinado pelo técnico argentino Marcelo Bielsa.
dorival pede calma
Em coletiva nesta segunda-feira (24), Dorival Júnior tentou esfriar os ânimos provocados por seu atacante.
“Vai existir a luta em campo, mas acima de tudo o respeito entre as duas equipes. Nós vamos buscar jogar futebol”, declarou o treinador da Seleção Brasileira.
Números e histórico
Raphinha soma 11 gols em 32 partidas com a camisa do Brasil, sendo oito pelas Eliminatórias, dois em amistosos e um na Copa América. Seu último gol foi de pênalti, contra a Colômbia, na 13ª rodada.
No histórico geral, a Argentina tem 40 vitórias contra 39 do Brasil, além de 26 empates em 105 confrontos. A Albiceleste marcou 156 gols, dois a mais que a Seleção Brasileira que tem 154. Sob o comando de Lionel Scaloni, os argentinos perderam apenas duas vezes para o Brasil: 1 a 0 em 2018 e 2 a 0 em 2019.