Após um início de temporada decepcionante, o Real Madrid reencontrou o bom futebol com Santiago Solari como técnico. Trata-se de uma versão renovada dos merengues que entra em campo nesta quarta-feira, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões, contra o Ajax, com objetivo de seguir rumo a um histórico quarto título europeu consecutivo.
Isco, Bale e Marcelo, os prejudicados
Com Solari, no comando técnico da equipe desde final de outubro, vários protagonistas no elenco passaram a ter um papel secundário.
- A integração dos jovens faz parte de nosso trabalho. É o que temos que fazer nesta temporada em uma equipe tão experiente, é delicado, mas precisamos fazê-lo - afirmou o argentino de 42 anos, que tomou as rédeas do Real Madrid ao substituir o demitido Julen Lopetegui, ao falar da necessidade de dar oportunidades aos jovens.
Confira a tabela da Liga dos Campeões
No sábado, na vitória por 3 a 1 no clássico diante do Atlético de Madrid, Solari deixou no banco de reservas Marcelo e Gareth Bale. O galês aproveitou seus poucos minutos em campo no fim do jogo para marcar o terceiro gol, seu 100º com a camisa do Real.
Reprodução / Twitter
Mbappé marca, PSG supera desfalques e conquista gigante resultado contra o Manchester United
Já Isco, com uma lesão nas costas, desfalcou o Real no clássico e o fará novamente nesta quarta-feira na Holanda. O meia, protegido de Lopetegui tanto no clube merengue como na seleção espanhola, perdeu sua posição na equipe titular e chegou a se queixar disso em público.
Solari não quis entrar na polêmica. "Não é algo pessoal", declarou em meados de janeiro. Marcelo, que não atravessa bom momento, vem sofrendo críticas pelas falhas defensivas e voltou a penar na semana passada no clássico da Copa do Rei contra o Barcelona, no empate em 1 a 1 no jogo de ida.
Vinícius e Reguilón, sangue novo
Com alguns veteranos sendo relegados, os jovens aproveitaram as oportunidades que surgiram. Foi o caso de Vinícius Júnior, Sergio Reguilón, Dani Ceballos, Álvaro Odriozola e do uruguaio Fede Valverde.
Santiago Solari mostra confiança em Vinicius Junior no Real Madrid — Foto: Reuters
- Quando um garoto de 18 anos joga e se destaca desta maneira surpreende um pouco a todos - disse Solari, em referência a Vinicius.
Técnico do Ajax faz elogios, mas se confunde ao dizer que Vinicius "é mais um" fruto da base do Real
A outra grande revelação do Real é Reguilón, de 22 anos, lateral-esquerdo com forte capacidade defensiva, uma característica que empurrou Marcelo para o banco de reservas em diversas partidas.
- É um exemplo para todos os jovens da categoria de base. Reguilón mostrou que é possível cavar seu espaço no elenco profissional - analisou o técnico argentino.
De Jong lidera a nova geração do Ajax
Nono colocado no Campeonato Espanhol em final de outubro, agora na vice-liderança a seis pontos do Barcelona, o Real Madrid evoluiu nas últimas semanas. E os torcedores começam a sonhar com outro título na Champions, o quinto em seis anos, em uma edição da competição em que a final será disputada no estádio Metropolitano, casa do Atlético de Madrid.
Amsterdã Arena recebe Real Madrid x Ajax — Foto: Reuters
Com Vinicius Junior e cia., Real Madrid viaja com time completo rumo a Amsterdã
A imprensa espanhola já compara a chegada de Solari a de Zinedine Zidane em 2016, quando o técnico francês conquistou no comando do Real a primeira de suas três "Orelhudas" seguidas na Champions.
Se o Ajax podia esfregar as mãos em dezembro diante da perspectiva de encarar um Real Madrid moribundo, o panorama do confronto deu uma reviravolta. O clube holandês terá agora que encarar um Real empolgado e que avançou às quartas de final em todas as edições da Champions desde 2011.
- O Real Madrid é favorito devido ao peso da história, além de nossa boa fase atual - reconheceu Solari.
O Ajax, quatro vezes campeão europeu, volta à elite continental carregado por uma geração talentosa, encabeçada por Frenkie De Jong, já vendido ao Barcelona, mas que também conta com os promissores Matthijs de Ligt e Donny van de Beek.
Prováveis escalações:
- Ajax: Onana; Mazraoui, de Ligt, Blind e Tagliafico; Schöne, De Jong e Van de Beek; Ziyech, Dolberg e Tadic.
- Real Madrid: Courtois; Carvajal, Varane, Ramos e Reguilón; Modric, Casemiro e Kroos (ou Ceballos); Lucas Vázquez (ou Bale), Benzema, Vinícius.
Tottenham e Dortmund duelam sem Kane e Reus na Champions
No outro jogo do dia, o Tottenham, sem Harry Kane, recebe o Borussia Dortmund, desfalcado de Marco Reus, com uma lesão muscular. O líder da Bundesliga viaja a Londres comandado por seu jovem jogador da seleção inglesa Jadon Sancho, de 18 anos, autor de oito gols nesta temporada, e que mostrou um grande entrosamento com Reus.
Além de sua estrela, o Dortmund sofre com várias lesões na defesa e também não poderá contar com o suíço Manuel Akanji, jogador fundamental na primeira metade da temporada, e o francês Dan-Axel Zagadou. Já o time da casa também terá o desfalque de sua estrela, Harry Kane, que machucou o tornozelo no meio de janeiro e não poderá jogar até março. Dele Alli também vai ficar fora do confronto, devido a uma lesão no tendão da coxa esquerda.