O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) realizou nesta quinta-feira (11) o Prêmio Brasil Olímpico 2024, e Sarah Menezes foi destaque ao receber o prêmio de Melhor Treinadora Individual na categoria feminina. Francisco Porath Neto, técnico da ginástica artística, foi o vencedor na categoria masculina. Sarah, que integra a comissão técnica da Seleção Brasileira de Judô desde 2021, foi a responsável por liderar duas judocas medalhistas nos Jogos Olímpicos de Paris 2024: Bia Souza, ouro na categoria +78kg, e Larissa Pimenta, bronze na categoria até 52kg. Além disso, contribuiu para a medalha de bronze da equipe mista.
exemplo no judô
Com 34 anos, Sarah Menezes é uma referência no judô brasileiro. Primeira judoca do país a conquistar um ouro olímpico, feito alcançado nos Jogos de Londres 2012 na categoria até 48kg, ela coleciona três medalhas em Mundiais de Judô. Desde que assumiu o cargo de treinadora da seleção feminina, em 2021, vem obtendo resultados expressivos, culminando na histórica campanha em Paris 2024.
Com as conquistas em solo francês, Sarah tornou-se a primeira judoca brasileira a alcançar o ouro olímpico tanto como atleta quanto como técnica.
"Recebi este prêmio com uma alegria enorme e me sinto profundamente honrada. Há 14 anos, eu estava aqui recebendo o troféu de melhor atleta, com apenas 19 anos, e hoje, como treinadora, celebrando um excelente resultado em Paris 2024, é mais uma grande conquista na minha carreira. Quero dedicar esta homenagem às minhas atletas, porque foi através delas que esse feito foi possível", declarou Sarah durante a premiação.