A campanha vitoriosa de Renato Gaúcho como técnico do Grêmio atingiu o ápice com a confirmação da vaga para a próxima Copa Libertadores. Com a conquista, o ídolo da torcida tricolor escreveu mais um capítulo de sua história de sucesso no clube. Em quatro meses, Renato tirou o Grêmio da zona de rebaixamento, ganhou o título do segundo turno do Campeonato Brasileiro e classificou a equipe para a mais importante competição de clubes do continente.
"O Grêmio tem essa característica de time guerreiro e não pode ser diferente. No futebol de hoje não basta ter talento, é preciso brigar, no bom sentido, o tempo inteiro. Esse espírito nunca morreu. Ele estava apenas adormecido. Dei a minha contribuição, mas não me sinto o principal responsável por todo esse êxito. Fico sim, muito satisfeito por fazer parte desse grupo que resgatou o espírito vencedor do Grêmio e conseguiu dar a volta por cima", explicou Renato.
Para a próxima temporada, o treinador prevê novamente o empenho apresentado nas disputas realizadas em 2010.
"O que o torcedor pode esperar é um Grêmio forte, como foi esse ano. Um grupo de jogadores que vai trabalhar muito para sempre honrar a camisa tricolor. Depois do nosso esforço e superação neste segundo semestre, não podemos desperdiçar a chance de conquistar títulos em 2011", continuou.
Embora esteja satisfeito com o atual grupo de jogadores, Renato conta com a chegada de reforços para a próxima temporada. "Teremos um ano competitivo pela frente e precisamos estar preparados para isso. Por essa razão, apesar de já contarmos com um grupo de qualidade, existe a necessidade de reforçarmos algumas posições. Quanto a nomes, isso é um assunto da diretoria e eu prefiro não me meter", concluiu o treinador.