O São Paulo está obtendo êxito na concretização da meta de redução do elenco para a temporada de 2024, uma iniciativa liderada por Dorival Júnior, que enfrentou desafios ao gerenciar um grupo de 42 jogadores em 2023.
A intenção do treinador é contar com um grupo mais compacto, visando uma gestão mais eficaz dos jogadores que não participam das partidas. Até o momento, a diretoria tem conseguido atender às expectativas de Dorival.
Um total de 13 atletas já deixaram ou estão prestes a se despedir do São Paulo. Muitos deles não tiveram seus contratos renovados, incluindo nomes como David, Erison, Pato, Walce, Caio Paulista, Belém e Felipe Alves. Marcos Paulo também estaria nessa lista se não estivesse lesionado; o atacante concluirá sua recuperação no clube antes de retornar ao Atlético de Madri.
Beraldo e Thiago Couto foram transferidos para PSG e Sport, respectivamente. Nathan está prestes a concluir sua transferência para o Red Bull Bragantino.
Por fim, os emprestados Raí Ramos e Pedro Vilhena também não fazem mais parte do elenco para 2024, tendo sido cedidos a Ceará e Sport, respectivamente.
A reformulação pode se expandir ainda mais, uma vez que a diretoria do São Paulo busca negociar Luan, Jhegson Méndez e Gabriel Neves. Este trio teve poucas oportunidades sob o comando de Dorival e será vendido ou utilizado como parte de negociações.
Até o momento, apenas Luan recebeu uma oferta de empréstimo do Vitória e ainda está avaliando. O São Paulo espera que o clube baiano assuma os salários do jogador.
A dupla de estrangeiros, Jhegson Méndez e Gabriel Neves, aguarda propostas de clubes. As altas cifras envolvidas nas negociações são um fator crucial, considerando o investimento significativo feito pelo Tricolor.
Se essas três situações se concretizarem, o São Paulo terá um total de 16 saídas para 2024. Até o momento, o clube contratou três jogadores (Luiz Gustavo, Erick e Bobadilla) e promoveu Talles Wander e William Gomes da base para o time profissional. Nikão retorna de empréstimo e passará por avaliação.
Elenco Atualizado:
Goleiros: Rafael, Jandrei e Young;
Laterais: Rafinha, Igor Vinícius, Moreira, Welington e Patryck;
Zagueiros: Arboleda, Alan Franco, Ferraresi e Diego Costa;
Meio-campistas: James Rodríguez, Rodrigo Nestor, Galoppo, Nikão, Pablo Maia, Alisson, Luiz Gustavo, Bobadilla, Michel Araújo, Luan, Gabriel Neves, Talles Costa, Méndez e Negrucci;
Atacantes: Lucas, Calleri, Luciano, Wellington Rato, Juan, Talles Wander, William Gomes e Erick.