A brasileira Beth Gomes continua fazendo história. No sábado (29), durante o Troféu Brasil de atletismo, a paulista de 59 anos quebrou o recorde mundial do lançamento de disco na classe F53 (para atletas que competem sentados), alcançando a marca de 18,45 metros.
O recorde anterior, de 17,80 metros, também pertencia a Beth Gomes e foi estabelecido na última edição dos Jogos Parapan-americanos, realizados em Santiago (Chile) em novembro de 2023. O Troféu Brasil de atletismo é a última competição antes dos Jogos Paralímpicos de 2024, que acontecerão em Paris (França) a partir de 28 de agosto.
“Estou muito feliz. Sinceramente, eu não esperava que bateria este recorde hoje. Nos treinos, eu estava conseguindo chegar a 17 metros e pouco, quase 18 metros. Mas acredito que o lado da gaiola tenha contribuído para que eu alcançasse essa marca. Lançar o disco na gaiola maior dá toda a confiança para nós, atletas, podermos executar os movimentos com maior tranquilidade. Mas só tenho a agradecer pelo trabalho que vem dando certo”, afirmou a atleta.
Beth também é a atual recordista mundial do arremesso de peso F53, com 7,75 metros atingidos no Mundial de Paris 2023.
SUPERAÇÃO
Diagnosticada com esclerose múltipla na década de 1990, Beth Gomes conquistou a medalha de ouro em Tóquio 2020 e se tornou tricampeã no Mundial de Atletismo Paralímpico de Kobe em maio. Esse desempenho deve garantir à brasileira uma vaga em Paris. O Comitê Paralímpico Brasileiro anunciará as convocações do atletismo em 11 de julho, através de seu canal no Youtube.