Roberto de Assis Moreira, irmão de Ronaldinho Gaúcho, ofereceu Ricardo Oliveira, artilheiro do Campeonato Brasileiro, ao Barcelona. Em maio de 2015, ele assinou a renovação com o Santos até 2017.
A informação é do jornal espanhol Mundo Deportivo, que destaca que, apesar da idade avançada (35 anos), a contratação é vista como forma de dar experiência ao grupo e por ser uma opção que aceitaria ficar no banco de Suárez, Messi e Neymar. Ele já tem experiência na Liga Espanhola, com passagens por Valencia, Betis e Zaragoza.
O veículo, inclusive, compara Oliveira ao sueco Henrik Larsson, que chegou ao Barcelona após os 30 anos e foi treinado por Rijkaard na primeira metade da década passada.
Por fim, o diário diz que a primeira opção da equipe espanhola é Nolito, do Celta, mas informa que os gastos com a contratação afastam o Barcelona, que só poderá inscrever um jogador em janeiro de 2016 após sanção da Fifa.
Aos 35 anos, Oliveira tem 19 gols e é o artilheiro do Campeonato Brasileiro. O status lhe dá a condição de ser convocado pela segunda vez para representar o Brasil nas Eliminatórias da Copa, desta vez, contra Argentina e Peru. Na convocação anterior, ele também esteve na lista e marcou até gol na vitória por 3 a 1 contra a Venezuela.