O Comitê Rio de Janeiro 2016 fez uma reclamação ao Comitê Olímpico Internacional (COI) sobre os comentários do prefeito de Chicago, Richard Daley, de que o Rio não deveria receber as Olimpíadas pelo fato de o Brasil já ser a sede da Copa do Mundo de 2014.
Ao saber do assunto, o americano disse que foi pego de surpresa e que Chicago não recebeu qualquer notificação do COI. Rio, Chicago, Madri e Tóquio são as finalistas aos Jogos de 2016. A votação do COI será na sexta-feira, em Copenhague.
Não recebemos nada e não tenho nenhum comentário a fazer sobre o assunto - diz Daley, que após a entrevista coletiva e entrevistas a TVs americanas foi retirado do local, um hotel no centro de Copenhague, antes de responder aos jornalistas brasileiros. O presidente do Comitê Chicago 2016, Pat Ryan, também diz que não sabia de qualquer queixa sobre o assunto. - É a primeira vez que ouço essa história.
A notícia surgiu durante a entrevista coletiva da candidatura brasileira, nesta terça-feira, em Copenhague, quando o presidente do Comitê Rio 2016 queixou-se dos comentários de Daley. Segundo o diretor de marketing do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Leonardo Gryner, não houve nenhuma reclamação formal do lado brasileiro. - Nós apenas entramos em contato com o COI para informá-los do ocorrido. Não é uma queixa formal e não sabemos qual o procedimento que o COI toma após isso. Eles não nos informam nem mesmo se entraram em contato com Chicago ou não.