O momento mais esperado pelo futebol brasileiro para esta temporada ocorreu na tarde deste domingo, em Macaé. Maior contratação do País para a temporada de 2011, o meia Ronaldinho marcou pela primeira vez com a camisa do Flamengo. Com um gol do camisa 10, o time rubro-negro venceu o Boavista por 3 a 2, fora de casa, manteve os 100% de aproveitamento no Campeonato Carioca e se classificou com uma rodada de antecipação às semifinais da Taça Guanabara
Somado a Ronaldinho, Deivid e Negueba também marcaram e levaram a equipe comandada por Vanderlei Luxemburgo chegar aos 18 pontos após seis rodadas de competição. Com apenas um jogo para completar, o time da Gávea não pode mais ser alcançado pelo próprio Nova Iguaçu, que venceu no último sábado o Resende por 2 a 1.
Além da classificação, o Flamengo assegurou também a primeira colocação do Grupo A. O segundo posto ao final desta rodada é ocupado pelo próprio Resende, que depende apenas de uma vitória na última rodada contra a própria equipe rubro-negra para avançar à próxima etapa do primeiro turno do Campeonato Carioca.
O Boavista, por outro lado, precisa torcer para o algoz desta tarde de domingo, no próximo final de semana, e vencer o Nova Iguaçu, o único concorrente na briga pela outra vaga, para avanaçr às semifinais da Taça Guanabara.
O jogo
Debaixo de um forte calor que castigou a Região dos Lagos do Rio de Janeiro, as duas equipes iniciaram a partida impondo um ritmo mais lento. Porém, pressionado pela torcida, o Flamengo tomou a iniciativa e foi o primeiro a assustar, aos 5min. Ronaldinho recebeu na área e ajeitou para Maldonado chutar à direita do goleiro Thiago. Aos 10min, depois o camisa 1 do Boavista viu a bola passar sobre o gol em um chute de Renato Abreu.
Apesar de não se aplicar muito, o Flamengo conseguiu abrir o marcador aos 24min. Thiago Neves fez lançamento perfeito para Deivid, que invadiu a área e foi derrubado pelo goleiro. O árbitro Carlos Eduardo Nunes Braga corretamente marcou o pênalti. Na cobrança, Ronaldinho colocou a bola no canto direito e marcou seu primeiro gol neste retorno ao País.
O craque do Flamengo ainda teve a oportunidade de ampliar aos 38min, quando Thiago Neves foi derrubado na entrada da área. Ronaldinho conseguiu fazer a bola passar sobre a barreira, mas Thiago fez a defesa sem maiores dificuldades.
Nos minutos finais, o Flamengo recuou demais e o Boavista se aproveitou para adiantar a marcação e pressionar o rival. Assim, algumas chances começaram a sugir para o time de Saquarema. Aos 40min, André Luis foi derrubado perto da área e Roberto Lopes exigiu a primeira grande defesa de Felipe. Cinco minutos depois foi a vez de Joilson cruzar e Frontini, livre de marcação, cabecear à esquerda do gol.
Mal começou o segundo tempo, logo aos 4min, Flamengo ampliou. Leonardo Moura fez grande jogada individual pela direita, foi ao fundo e cruzou para a cabeçada certeira de Deivid.
O gol deu a impressão de que o caminho para uma goleada estava aberto. Só que no minuto seguinte o Boavista conseguiu descontar. Joílson cruzou da direita e Frontini se antecipou à zaga para escorar para o fundo da rede, recolocando o time da Região dos Lagos na partida.
O Boavista então seguiu pressionando, enquanto o Flamengo tentava sair na base dos contra-ataques, porém sempre errando na hora do último passe. Já o time de Saquarema tinha problemas para penetrar na defesa rival. Mesmo assim assustou aos 26min, em um chute de Roberto Lopes que exigiu uma boa defesa de Felipe.
A pressão do Boavista aumentou e aos 32min por muito pouco o gol de empate não saiu. Tony cobrou escanteio, Roberto Lopes cabeceou e David salvou em cima da linha. Mas três minutos depois o Flamengo não conseguiu evitar o segundo gol dos anfitriões. Welinton saiu jogando errado, Frontini recupeou a bola e chutou de fora da área. A redonda desviou em Jean e enganou Felipe, que nada pôde fazer.
Por alguns minutos, o Flamengo conviveu com a sensação de que tinha deixado a vitória escapar. Porém, aos 42min voltou a ficar em vantagem. Ronaldinho acionou Willians pela direita. O volante foi ao fundo, chutou cruzado e Negueba, na corrida, empurrou para o fundo da rede.
Nos acréscimos o Flamengo ainda sofreu com uma cobrança de falta de Tony, que acertou o travessão. Mas no fim o triunfo dos flamenguistas acabou sendo confirmado.
FICHA TÉCNICA
Boavista 2 x 3 Flamengo
Gols
Boavista: Frontini, aos 5min e aos 35min do segundo tempo
Flamengo: Ronaldinho, aos 24min do primeiro tempo, Deivid, aos 4min do segundo tempo, e Negueba, aos 42min do segundo tempo
Boavista
Thiago; Joílson, Gustavo, Santiago e Paulo Rodrigues; Roberto Lopes (Max), Thiaguinho (Leandro Chaves), Julio Cesar e Tony; André Luis e Frontini. Técnico: Alfredo Sampaio
Flamengo
Felipe; Leonardo Moura, Welinton, David Braz e Egídio (Jean); Maldonado (Fernando), Willians, Renato Abreu, Thiago Neves (Negueba) e Ronaldinho Gaúcho; Deivid. Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Cartões Amarelos
Boavista: Thiago, Frontini, Joílson e André Luis
Flamengo: Maldonado, Ronaldinho, Deivid, Fernando e Welinton
Árbitro
Carlos Eduardo Nunes Braga
Local
Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, em Macaé (RJ)