O sonho de Rubens Barrichello acabou na tarde deste domingo. Mesmo com um show no treino classificatório, quando cravou a pole position debaixo de uma tempestade no circuito de Interlagos, o brasileiro da Brawn GP não conseguiu adiar o título do companheiro de equipe Jenson Button que, com um quinto lugar no GP do Brasil, garantiu o título antecipado da Fórmula 1 2009, dando uma verdadeira aula de ultrapassagens na penúltima etapa da temporada.
Button chegou a Interlagos precisando apenas de um pódio, sem depender de ninguém para ser campeão, mas contou com a oitava posição de Barrichello para sagrar-se campeão mundial. Com isso, o britânico chegou aos 89 pontos, não podendo mais ser ultrapassado pelo brasileiro, que soma apenas um ponto, chegando aos 72.
O primeiro colocado do GP do Brasil de 2009 foi o australiano Mark Webber, da Red Bull, que largou em segundo. O segundo colocado foi Robert Kubica, da BMW Souber, seguido por Lewis Hamilton, da McLaren. Sebastian Vettel, da Red Bull, chega em quarto e passa Barrichello, sendo agora o vice-líder do campeonato.
Foi a quinta vez consecutiva que o Mundial de Pilotos foi decidido no circuito de Interlagos. Antes disso, Fernando Alonso conquistou o bicampeonato em 2005/2006. Em 2007, Kimi Raikkonen faturou o título, seguido por Lewis Hamilton, no ano passado, e Button em 2009.