Jorge Sampaoli sempre teve o sonho de dirigir o Flamengo e com essa possibilidade determinou que a conquista pessoal seja o Campeonato Brasileiro. Em entrevista coletiva pós-jogo, no último domingo (6), quando a equipe foi derrotada por 3 a 0 para o Cuiabá, o treinador argentino comentou o fato de que os pontos corridos são a sua prioridade, já que teve a chance de disputar duas vezes e não foi possível ganhar.
Os números do Flamengo na competição não são ruins, porém, o que pesa contra é a instabilidade apresentada pela equipe durante os jogos. O Flamengo está na segunda colocação do brasileiro, mas 13 pontos atrás do líder Botafogo. Essa instabilidade durante a competição está fazendo com que o time fique longe de mais uma disputa de título, que já perdeu cinco na atual temporada.
Sampaoli vem apresentando problemas ao longo de sua passagem pelo rubro-negra, sendo que a mais recente delas foi a questão do seu preparador físico agredindo o atacante Pedro. Com esses problemas internos e jogos importantes a vir pela frente, o trabalho do argentino pode está com os dias contatos, pois uma eliminação na próxima quinta-feira, contra o Olímpia fora de casa pela Libertadores, a diretoria talvez não iria aguentar a pressão dos torcedores, visto que a final é novamente no Maracanã.
O Flamengo, apesar de estar na segunda colocação, tem uma das piores defesas do campeonato, com 23 gols sofridos ao longo da competição. O ataque é um dos melhores e faz com que o time esteja nessa colocação. Porém, com a quantidade de mudanças de um jogo por outro, faz com que os torcedores não saibam qual a forma do time jogar e, ao mesmo tempo, a postura que o clube terá dentro de campo.
Nas últimas cinco rodadas pelo brasileiro, o rubro-negro venceu apenas um jogo, empatou contra Palmeiras, Fluminense e América-MG, que nessa sequência poderia fazer uma frente ao Botafogo, mas só viu a distância e a pressão por resultados aumentar, muito diferente nas Copas, que teve apenas vitórias, nos últimos jogos. Essa regularidade que o time apresenta nos jogos de Copa é justamente o que Sampaoli precisa apresentar no campeonato brasileiro.
Mesmo com toda essa pressão em cima, o Flamengo está em vantagem contra o Olímpia, venceu no Maracanã, por 1 a 0, e pode empatar que volta com a classificação. Caso perca por um gol de diferença, a partida vai para os pênaltis. Quem avançar nessa fase, joga contra Argentinos Juniors ou Fluminense, já que o primeiro jogo entre as equipes ficou no empate, sendo que a decisão da vaga acontece nesta terça-feira (8), às 19h (horário de Brasília), no Maracanã.