O São Paulo anunciou nesta segunda-feira a contratação de Emerson Leão como novo técnico do clube. Ele substituirá Adilson Batista, demitido da derrota para o Atlético-GO por 3 a 0, no último dia 16. Leão já assumirá o time nesta tarde, comandará o treino e viajará com o grupo para o Paraguai, nesta noite, onde o clube enfrentará o Libertad pela Copa Sul-Americana.
"O Leão se encaixa perfeitamente no que desejamos. É um técnico vitorioso, de comando e com forte identificação com o torcedor. Além disso, claro, temos como referência seu excelente trabalho deixado no clube", afirma Adalberto Batista, diretor de futebol do time do Morumbi, que está na sexta posição do Brasileiro com 49 pontos, um atrás do Fluminense, que está na zona que classifica para a Libertadores.
Em sua primeira passagem, Leão teve trajetória vitoriosa. Assumiu a equipe no lugar de Cuca em setembro de 2004 e levou o time do sétimo ao terceiro lugar do Brasileiro, classificando para a Libertadores do ano seguinte.
Em 2005, ele foi campeão paulista com duas rodadas de antecedência (apenas uma derrota) e deixou o time pronto para Paulo Autuori assumir rumo ao título da Libertadores. O aproveitamento de Leão à frente do tricolor é de 69% dos pontos, entre os melhores do clube.
"Minha volta ao São Paulo é um reencontro com o passado. É estar no lugar certo na hora certa. Estou muito feliz por voltar ao São Paulo. Conheço o clube e o clube me conhece", disse Leão, que assinou contrato até o fim do ano com o Tricolor, com a possibilidade de prolongar este vinculo.