Sébastien Haller: Da batalha contra o câncer ao estrelato na Costa do Marfim

Após seis meses de tratamento, ele retomou os treinos pelo clube alemão e hoje é a principal figura de sua seleção na prestigiada competição continental africana.

Sébastien Haller superou câncer e brilha na Costa do Marfim | David Inderlied/Picture Alliance/Getty Images
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Há cerca de um ano e meio, Sébastien Haller enfrentava um drama pessoal, mas nesta semana se tornou o herói que levou a Costa do Marfim à final da Copa Africana de Nações. Em julho de 2022, o atacante de 29 anos do Borussia Dortmund recebeu o diagnóstico de câncer. Após seis meses de tratamento, ele retomou os treinos pelo clube alemão e hoje é a principal figura de sua seleção na prestigiada competição continental africana.

Com raízes na França, Haller deu seus primeiros passos no futebol profissional neste país europeu. Seu primeiro clube foi o Auxerre, da segunda divisão francesa, mas sem destaque, foi emprestado para o Utrecht, na Holanda, onde brilhou intensamente.

Seu desempenho impressionante no campeonato holandês chamou a atenção do West Ham, da Premier League, que desembolsou 50 milhões de euros por sua contratação, tornando-o, até hoje, a aquisição mais cara da história do clube. No entanto, não correspondeu às expectativas e foi transferido menos de dois anos depois para o Ajax.

De volta à Eredivisie, Haller continuou a impressionar, tornando-se até artilheiro da fase de grupos da Liga dos Campeões de 2021/22.

Após uma temporada de destaque no Ajax, Haller foi contratado pelo Borussia Dortmund para substituir o talentoso Erling Haaland, que havia se transferido para o Manchester City. No entanto, no mês seguinte à sua chegada ao novo clube, Haller foi diagnosticado com um tumor testicular durante exames médicos.

Após uma cirurgia e seis meses de tratamento, Haller voltou aos treinos em janeiro do ano passado.

Vinte dias após seu retorno aos treinamentos, Haller estreou oficialmente pelo Borussia Dortmund contra o Augsburg, pela Bundesliga.

Seu primeiro gol pelo Dortmund foi ainda mais especial. Em 4 de fevereiro de 2023, no Dia Mundial de Combate ao Câncer, o atacante marfinense balançou as redes contra o Freiburg, pela Bundesliga.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES