Seleção brasileira treina com portões fechados com foco nos paraguaios

A partida vai dar ao Brasil a oportunidade de uma revanche dupla para vencer o Paraguai.

| Será o 80º jogo da história entre Brasil e Paraguai. Foto: CBF.
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Seleção Brasileira fez nesta terça, 26, em Porto Alegre, um treino fechado no CT do Grêmio para se preparar para a partida de quinta-feira, às 21h30, contra o Paraguai, pelas quartas de final da Copa América. A atividade foi a primeira comandada pelo técnico Tite já com ênfase no próximo adversário. A partir de agora, os trabalhos passam a ser voltados para as características do oponente, principalmente com o objetivo de aprimorar o posicionamento ofensivo para superar a forte defesa que o Paraguai deve armar. Do Estadão.

A partida vai dar ao Brasil a oportunidade de uma revanche dupla. Depois de ser eliminado pelo Paraguai em 2011 e 2015 nessa mesma fase nas cobranças de pênaltis, a equipe do técnico Tite vai enfrentar novamente o adversário, para voltar a disputar uma semifinal do torneio depois de 12 anos.

Será o 80º jogo da história entre Brasil e Paraguai. Foto: CBF.

Será o 80º jogo da história entre Brasil e Paraguai. Até agora a vantagem é amplamente brasileira, com 47 vitórias, 21 empates e 11 derrotas. De todo esse retrospecto, quatro encontros foram exatamente em Porto Alegre, sempre com triunfos brasileiros: em amistosos em 1972 e 1987 e Eliminatórias em 2001 e 2005.

A última partida foi marcante para o Brasil. Em março de 2017, na Arena Corinthians, a vitória por 3 a 0 com gols de Philippe Coutinho, Neymar e Marcelo, pelas Eliminatórias, veio na noite em que a seleção de Tite conquistou a vaga para a Copa da Rússia.

Quando se trata de Copa América, o Paraguai é um adversário complicado. Em 12 encontros, foram cinco vitórias brasileiras, duas do Paraguai e outros cinco empates - dois com resultados positivos para o time guarani, nas quartas de final de 2011 e 2015.

Em ambas houve empate no tempo normal, mas vitória paraguaia nos pênaltis. O encontro de 2011 ficou marcado pelo Brasil ter errado os quatro pênaltis batidos, com Elano, Thiago Silva, André Santos e Fred. Em 2015, o Paraguai venceu por 4 a 3 nas cobranças após os erros Everton Ribeiro e Douglas Costa.

Arbitragem

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciou a escalação dos árbitros para os jogos de quartas de final. Para o duelo entre Brasil e Paraguai, o responsável pelo apito será o chileno Roberto Tobar, de 41 anos, experiente e envolvido em episódios polêmicos na carreira.

Tobar teve passagens inusitadas por ameaçar agredir jogadores. Em 2016, pela Copa Libertadores daquele ano, em La Paz, The Strongest e São Paulo empataram por 1 a 1 e os jogadores tiveram uma briga generalizada na saída do gramado. A polícia teve de apartar a confusão e no caminho para o vestiário, atletas da equipe boliviana acusaram Tobar de chamá-los para brigar.

No mesmo ano, pelo Campeonato Chileno, um jogo entre Deportes Iquique e Unión Española acabou com muita reclamação. Um jogador do Iquique reclamou que, ao contestar a marcação de um pênalti, ouviu do árbitro que apanharia depois do jogo. Tobar se envolveu um grande escândalo da arbitragem chilena em 2012, o chamado "Clube do Pôquer" e que lhe rendeu oito meses de suspensão.

Só começou a recuperar prestígio em 2014. Ele é engenheiro de computação, mora em Santiago e, no ano passado, dirigiu a primeira partida da final da Libertadores, em La Bombonera, entre River Plate e Boca Juniors. Nesta Copa América ele dirigiu em Salvador a vitória da Colômbia por 2 a 0 sobre a Argentina.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES