Após garantir o bicampeonato mundial, a seleção francesa chegou a Paris nesta segunda-feira (16) e foi recebida com uma recepção grandiosa no aeroporto Charles de Gaulle. Um tapete vermelho foi estendido na saída dos jogadores do avião. À frente da fila, o goleiro e capitão Hugo Lloris ergueu a taça da Copa do Mundo e mostrou aos funcionários do aeroporto que organizaram a recepção.
Jogadores como Paul Pogba mostraram muita animação. O técnico Didier Deschamps celebrava de maneira mais discreta. Com bandeiras e cânticos, os franceses comemoram o título levantado 20 anos depois do primeiro.
O desfile dos campeões foi rápido. O trajeto pelo cartão postal da cidade, a Champs-Elyséss, durou menos de 20 minutos e diversas pessoas tiveram dificuldade de visibilidade. A estimativa da Polícia local é de que quase 1 milhão de pessoas foram às ruas.
"Foi horrível. Sair de casa e nem conseguir presenciar, olhar na cara de algum jogador. Não imaginava que seria assim. A memória realmente era a do desfile de 98", disse a francesa Ana Elise, que se espremia na multidão acompanhada do filho.
A segurança da festa foi feita por mais de 70 mil policiais no total em Paris. Bombeiros e paramédicos também estavam posicionados estrategicamente por toda a região central.
A comemoração ainda teve direito a recepção presidencial por parte de Emmanuel Macron e da primeira-dama Brigitte Macron.
Jornais e emissoras de TV da França comemoraram a vitória da seleção francesa na Copa do Mundo.