Terminada a rodada 9 da Série D do Campeonato Brasileiro e com os dois jogos atrasados da quinta rodada realizados na quarta-feira, o Salgueiro venceu o Afogados e o Novorizontino bateu o São Caetano, o ge atualizou a projeção dos confrontos do mata-mata pelo acesso com os times que estariam hoje classificados. No fim de semana, começa a rodada 10 das 14 para a definição de quem avança. Informações do site GloboEsportes.com
Como o regulamento da competição detalha o chaveamento, com a classificação de momento é possível fazer uma simulação dos duelos decisivos. Confira abaixo:
Bragantino-PA x Moto Club
Central-PE x Floresta
- Vencedores de cada confronto se encontram nas oitavas
Juventude Samas x Fast
América-RN x Itabaiana
- Vencedores de cada confronto se encontram nas oitavas
Altos x Rio Branco-AC
Salgueiro x Vitória da Conquista
- Vencedores de cada confronto se encontram nas oitavas
Galvez x River-PI
ABC x Afogados
- Vencedores de cada confronto se encontram nas oitavas
Aparecidense x Caldense
Pelotas x Mirassol
- Vencedores de cada confronto se encontram nas oitavas
Brasiliense x Real Noroeste
Cabofriense x Caxias
- Vencedores de cada confronto se encontram nas oitavas
Gama x Águia Negra
Ferroviária x Joinville
- Vencedores de cada confronto se encontram nas oitavas
Goianésia x Atlético-BA
Novorizontino x FC Cascavel
- Vencedores de cada confronto se encontram nas oitavas
As surpresas, por enquanto, são:
Bangu continua fora do mata-mata. Nem mesmo a vitória por 1 a 0 sobre o Toledo colocou o time no G-4 da classificação do Grupo 7. O FC Cascavel também venceu e impediu a subida da equipe carioca. Restam cinco rodadas para tentar a classificação.
O São Caetano está sete pontos atrás do primeiro clube que abre o G-4 do Grupo 8. Em má fase, o time paulista é lanterna e precisa remar muito caso queira a classificação.
O Campinense ocupa o quinto lugar do Grupo 3, ou seja, estaria eliminado. A situação da chave pelo quarto lugar está disputada: Afogados (10 pts), Raposa (10 pts), Atlético-PB (9 pts), Globo FC (9 pts) e Guarany de Sobral (8 pts) estão colados. Definição deve ficar para as últimas rodadas.
A rodada também mostrou:
A Cabofriense venceu a terceira seguida e pulou para a primeira colocação do Grupo 7, se recuperando para quem ficou fora da zona de classificação há algumas rodadas. A chave, porém, está concorrida: Cabofriense (18 pts), Ferroviária (17 pts), Mirassol (16 pts), FC Cascavel (15 pts), Bangu (15 pts) e Portuguesa (12 pts) disputam quatro vagas para o mata-mata. Cada ponto é decisivo.
O Gama segue imbatível: são oito vitórias em nove jogos, 25 pontos somados. Além do time da Capital Federal, quem está invicto também na Série D: Central-PE (seis empates e três vitórias) e Novorizontino (seis vitórias e três empates).
Como são formados os confrontos do mata-mata?
Pelo regulamento, os quatro classificados do Grupo 1 enfrentam os do Grupo 2 (1º A x 4ºB, 2ºA x 3ºB, 1ºB x 4ºA e 2ºB x 3ºA); mesma sequência para os do Grupo 3 x do Grupo 4; do Grupo 5 x do Grupo 6; do Grupo 7 x Grupo 8. É possível também formar os blocos das chaves para as oitavas de final, também com caminhos já definidos.
Nas quartas de final, quando serão conhecidos quem sobe de divisão, os times classificados serão organizados de acordo com a campanha feita em toda a competição: 1º com melhor campanha x 8º; 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º.
Confira o cronograma das datas da Série D:
1ª Fase: de 20/09 a 28/11;
2ª Fase: 06/12 e 13/12;
3ª Fase (Oitavas de Final): 20/12 e 27/12;
4ª Fase (Quartas de Final): 03/01 e 10/01;
5ª Fase (Semifinal): 17/01 e 24/01;
6ª Fase (Final): 31/01 e 07/02.
Informações rápidas da Série D 2020:
✔️ Gama, no Grupo 6, tem a melhor campanha com 93% dos pontos. E também tem o melhor ataque, com 23 gols.
✔️ABC tem a melhor defesa, sofreu apenas 2 gol.
✔️ Palmas, no Grupo 6, é a pior campanha com nenhum ponto marcado, 27 gols sofridos e três feitos.
✔️ Artilharia é de Alison (Joinville), com sete gols.