Após o empate do Corinthians por 1 a 1 com o São Paulo, no último domingo (11), pelo Brasileirão, o técnico do Timão, Mano Menezes, cravou que a liderança do campeonato pode ser recuperada pelo Alvinegro daqui a duas rodadas, após dois jogos em casa.
Em 2010, quando Mano dirigia o Corinthians no Nacional e também era ano de Copa do Mundo, o time aproveitou as rodadas que antecederam o Mundial para dar uma boa arrancada e se isolar na ponta do Brasileirão. A tática, agora, parece valer de novo para o comandante gaúcho.
Naquele ano, o Corinthians ainda contava com Ronaldo em seu elenco. Com o reforço do Fenômeno, o time aproveitou as sete rodadas iniciais, antes da Copa, e somou 17 pontos.
Invicto no período, os resultados ajudaram o time a brigar pelo título no fim do campeonato. Foram vitórias contra Atlético-PR, Grêmio, Fluminense, Santos e Internacional. Também aconteceram dois empates, frentes ao Grêmio Prudente (atual Barueri) e ao Botafogo.
Na volta do campeonato após a Copa do Mundo, porém, o Timão até continuou na frente da tabela, mas, acabou perdendo a briga contra o Fluminense pelo título.
Muitos dizem que a culpa pela perda da conquista foi graças à saída de Mano do comando do time com o torneio ainda em andamento.
O Corinthians era líder do campeonato, já no começo do segundo turno, quando o técnico foi chamada para dirigir a seleção brasileira. Para o seu lugar, foram contratados Adilson Batista e, posteriormente, Tite .