Teresina poderá sediar de mais um evento nacional. A Confederação
Brasileira de Handebol (CBHb) informou que a capital piauiense está entre as concorrentes para abrigar o Campeonato Brasileiro de Handebol de Areia. A entidade ainda não definiu se a competição acontecerá este ano ou somente em 2009.
Mas essa decisão sairá após a participação da seleção brasileira da modalidade no Campeonato Mundial que acontece em Cadiz, na Espanha, e terminará no próximo domingo. Apesar de Teresina não possuir praia, a cidade tem locais ideais que podem ser utilizados, a exemplo das quadras de areias da Universidade Federal do Piauí, Colégio Eurípedes de Aguiar e de outras escolas públicas, além do espaço da Academia Eugênio Forte, do Bairro Ilhotas.
Uma competição do porte do Campeonato Brasileiro é importante para o desenvolvimento do esporte de uma modo geral no Estado do Piauí. Na opinião do professor Luís Carlos, técnico da modalidade, o evento servirá para divulgar o handebol de areia assim como fortalecer o de quadra que já é praticado com freqüência pelos piauienses. "Será o pontapé inicial para que o handebol de areia seja levado a sério. É um outro tipo de esporte e servirá para dar visibilidade ao de quadra".
Além disso, Luís ressalta que através desta competição, que reunirá atletas de todos os Estados do país, ainda divulgará a cultura e o turismo piauiense e possibilitará a descoberta de novos talentos. "Será o Brasil todo aqui em Teresina, além de ser uma oportunidade única que teremos de mostrar nossa cultura e o que temos de bom no turismo. O evento ainda servirá para que o técnico da seleção brasileira, Guerra, possa observar os jogadores e quem sabe um piauiense pode ser descoberto", acrescenta.
O atleta Waldomiro Ferreira, de Teresina, foi convocado e fez parte da equipe da seleção brasileira que hoje está disputando o Campeonato Mundial, na Espanha. Ele esteve na etapa de treinamento preparatório que foi realizado em Fortaleza. Esta é a terceira edição do Campeonato
Mundial de Handebol de Areia, que já foi realizado no Egito, em 2004, e no Brasil, no ano de 2006.