Thiago Alcântara, brasileiro naturalizado espanhol, anunciou hoje aos 33 anos sua aposentadoria do futebol. No Liverpool desde 2020, ele enfrentou lesões frequentes e jogou apenas uma partida na última temporada. O clube inglês já havia decidido não renovar seu contrato, que terminou em 30 de junho.
"Estarei sempre disposto a retribuir o que me foi dado e sou grato pelo tempo que desfrutei. Obrigado, futebol. E a todos que me acompanharam e me tornaram um jogador e uma pessoa melhor ao longo do caminho", escreveu Thiago nas redes sociais.
Filho de Mazinho, campeão da Copa de 1994 com o Brasil, Thiago nasceu na Itália enquanto seu pai jogava no Lecce. Aos três anos, mudou-se para a Espanha, acompanhando a carreira de Mazinho no Valencia e no Celta de Vigo.
Thiago, com cidadania brasileira e espanhola, escolheu representar a Espanha, participando da Copa do Mundo de 2018 na Rússia e da Euro 2021. Ele foi cotado para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, mas foi cortado devido a uma lesão no joelho. Lesões também o impediram de jogar na Euro 2012 e nas Olimpíadas de Londres no mesmo ano.
Revelado pelo Barcelona, Thiago contribuiu para conquistar dez títulos entre 2009 e 2013, incluindo quatro Campeonatos Espanhóis e a Liga dos Campeões da UEFA de 2009/11. Depois, no Bayern de Munique, ele adicionou outra Champions League (2019/20) e sete Campeonatos Alemães ao seu currículo, entre outros troféus.