O Corinthians e venceu o América-MG por 1 a 0, na Arena Independência e garantiu os três primeiros pontos do Campeonato Brasileiro. O gol alvinegro foi marcado por Fábio Santos, que chegou a marca de 20 gols com a camisa do Timão e se tornou o sétimo defensor que mais marcou gol na história do clube. A partida marca a primeira vitória de Sylvinho como técnico do Timão.
Os três primeiros minutos de jogo foi de maior posse de bola do time mineiro. Aos poucos, o Timão foi se soltando. A primeira chegada ao ataque do Corinthians aconteceu com Gustavo Silva, que tentou cruzamento para o Luan, mas foi desarmado pelo zagueiro.
A primeira chegada com mais perigo do Coringão foi aos quatro minutos. Luan deu belo passe de letra para Fagner, que arriscou de longe. O goleiro do América espalmou a bola para escanteio.
A partir da metade da etapa, o Alvinegro passou a ter mais posse de bola e se manter mais no campo de ataque. Com a pressão do Timão, aos 28 minutos, Gustavo Silva foi derrubado na área e o árbitro Marcelo de Lima Henrique assinalou pênalti para o Corinthians. Na cobrança, Fábio Santos cobrou firma e abriu o placar da partida. O camisa 26 chegou ao seu 20º gol com a camisa corinthiana em 247 partidas.
Após o gol, a partida se equilibrou mais, porém o Timão ficou muito bem organizado no campo de defesa, anulando as tentativas de jogadas do América. Na cobrança de escanteio do adversário, Cantillo afastou a bola na área alvinegra, Araos armou grande contra-ataque e sofreu falta na entrada da área. Uma falta perigosa a favor do Coringão. Na cobrança, Luan chutou por cima do gol.
Ao bater 45 minutos, o árbitro acrescentou mais um minuto. Durante o tempo, não houve tempo de mais nada e a primeira etapa foi encerrada com vitória parcial do Corinthians.
O segundo tempo começou com o América buscando o ataque e pressionando o Timão. Aos poucos, o Corinthians conseguiu aumentar a posse de bola e trocar mais passes no meio-campo adversário.
No último terço da partida, o técnico Sylvinho realizou mais uma substituição. O camisa 18, Léo Natel, entrou na partida no lugar do Luan. Pouco tempo depois, o América chegou a empatar a partida, mas após verificação da linha de impedimento, o VAR anulou e a partida seguiu 1 a 0 a favor do Corinthians. Em seguida, Sylvinho fez mais duas alterações no Alvinegro. Saíram Cantillo e Araos para a entrada de Camacho e Lucas Piton.
O Corinthians volta a campo na próxima quarta-feira (9). Pela partida de volta da terceira fase da Copa do Brasil 2021, o Alvinegro encara o Atlético-GO, no Castelo do Dragão, às 21h30 (Brasília). Para se classificar às oitavas de final, o Timão precisa vencer de pelo menos dois gols de diferença, para levar a decisão à disputa de pênaltis, ou três gols de diferença para se classificar.