O time espanhol Rayo Vallecano tem se especializado em abraçar causas nobres. De origem operária, o time tem na sua torcida seu maior patrimônio. Jogo após jogo, o acanhado estádio Campo de Fútbol de Vallecas se torna palco de manifestações políticas.
A equipe decidiu usar o próprio uniforme como maneira de agir politicamente. Na temporada 2015-2016, o segundo uniforme do Rayo trará listras nas cores do arco-íris para combater a homofobia. Raúl Martín Presa, o presidente rayista, explica:
"É a bandeira do arco-íris que vai lutar contra a homofobia, em uma batalha que começa esta tarde. Nós vamos levar isso (na camiseta) e com orgulho. Podem ver uma série de cores no uniforme e cada uma delas representa uma causa. Para cada camisa vendida, 7 euros serão doados para cada uma das sete organizações ".
As sete causas abraçadas pela camisa arco-íris são: a luta contra a Aids,a integração de pessoas com necessidades especiais, a luta das pessoas que nunca perdem a esperança, pessoas que lutam pela proteção do meio ambiente, a luta para acabar com a violência contra crianças, luta contra a violência de gênero e contra a discriminação pela orientação sexual.