O técnico Tite anuncia nesta segunda-feira os 26 jogadores convocados para defenderem a seleção brasileira na Copa do Mundo de 2022. A lista será divulgada às 13h, no auditório da sede da CBF, na zona oeste do Rio de Janeiro. As informações são do Globoesporte.
Assista aqui!
Antes dos 26 nomes, Tite e a comissão técnica mandaram para a Fifa no dia 21 de outubro a lista provisória com 55 nomes. Entre eles, algumas surpresas com poucas chances de ir a Copa, entre elas o lateral-direito Rodinei, do Flamengo, e o atacante Luiz Henrique, ex-Fluminense, do Real Betis.
A lista prévia serve para preparar os clubes da cessão de seus atletas. Desta vez, com a Copa no fim do ano, todos jogadores estarão liberados a partir de 13 de novembro. A apresentação é dia 14 de novembro, em Turim, onde a seleção brasileira treina até viajar para Doha, no dia 19.
O Brasil estreia no Mundial do Catar em 24 de novembro, contra a Sérvia, às 16h (de Brasília). O Grupo G da competição ainda conta com Suíça e Camarões.
O que diz o regulamento da Copa do Mundo?
O regulamento do Mundial do Catar da Fifa prevê que as listas - tanto a provisória quanto a definitiva, que podem ter de 23 a 26 nomes - tenham as seguintes informações sobre os jogadores:
- nome completo e apelido
- nome na camisa
- lugar e data de nascimento
- número de passaporte e data de validade
- nome e país do clube
- altura, peso
- número de convocações internacionais e de gols por seleção
Os 23 a 26 jogadores relacionados devem sair da lista provisória - aquela com até 55 nomes.
E se houver lesão?
As normas para a participação da Copa do Mundo têm regras específicas para casos de lesão. O regulamento diz o seguinte:
- só poderá ser substituído o jogador relacionado na lista definitiva em caso de lesão ou caso de enfermidade grave 24h antes da estreia de cada seleção. Ou seja, no caso do Brasil conta até o dia 23 de novembro, pois a Seleção estreia dia 24 contra a Sérvia
- neste caso, a substituição não precisa obedecer a regra dos até 55 nomes. Ou seja, pode ser convocado um jogador fora da lista provisória
- para a substituição, a Comissão Médica da Fifa precisa receber certificado que comprove a lesão grave ou enfermidade no atleta
- o jogador substituto herda o número da camisa do jogador cortado.