Após todos os eventos da partida de ida entre Botafogo e Peñarol, uma notícia pega os torcedores do Glorioso de surpresa: Foi feito um pedido formal para a Associação Uruguaia de Futebol (AUF) para que a partida de volta entre Peñarol e Botafogo, que acontece nessa quarta-feira, no Campeón del Siglo, seja com torcida única. O pedido foi feito pelo ministro do interior do Uruguai, Nicolas Martinelli.
Nicolas divulgou um ofício em nome do Ministério do Interior à AUF fazendo um pedido para que o jogo seja com torcida única por "razões de segurança". Martinelli pede que a Associação faça os procedimentos necessários com a Conmebol. A entidade responsável pelo futebol sulamericano ainda não se pronunciou sobre o pedido.
O Peñarol e a segurança do Uruguai argumentam que não há segurança suficiente para torcedores do Botafogo. A Associação Uruguaia de Futebol concorda com a decisão. No momento, centenas de torcedores do Botafogo já marcam presença no país para acompanhar a equipe naquilo que pode ser a sua primeira final de Libertadores na história.
FALA DO MINISTRO DO INTERIOR:
"Diante dos incidentes violentos ocorridos no Rio de Janeiro ocorridos na partida de ida da Copa Libertadores entre Peñarol e Botafogo, decidimos proibir a entrada dos torcedores do Botafogo no Estádio Campeón del Siglo na partida de volta em Montevidéu. Essa medida responde às razões de segurança e busca evitar novos distúrbios entre as torcidas de ambas as equipes.
O Ministério reafirma seu compromisso com a segurança nos espetáculos públicos e assegura que tomará todas as medidas necessárias para que o evento aconteça sem incidentes."